Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Dia do π
Por Sara Filipe (Professora), em 2018/03/12740 leram | 0 comentários | 155 gostam
Hoje, 14 de março, comemora-se o dia do π.
A escolha desta data está relacionada com o facto de a notação americana para datas ser Mês/Dia e não Dia/Mês. Assim, nos Estados Unidos da América, a escrita simplificada do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de π (3,141592653589793238462643383...).
A primeira comemoração do Dia do π aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do π", foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganhado cada vez mais seguidores.
π é o número irracional mais famoso da história, não sendo possível representá-lo na forma de fracção. O seu valor corresponde à razão (quociente) entre o comprimento de qualquer circunferência e o respectivo diâmetro.
É uma dízima infinita não periódica, tem infinitas casas decimais que surgem aleatoriamente sem seguir uma determinada ordem ou padrão. Calcula-se que tenha mais de um trilião de dígitos. Mas, na verdade, a aproximação 3,14 é a mais conhecida e considerada suficiente para representar o número (quase) infinito.
Curiosamente, é possível encontrar-se, neste número, a data de aniversário, o número de telefone/telemóvel de qualquer pessoa.
Neste dia é também celebrado o aniversário de nascimento de Albert Einstein (nascido a 14 de março de 1879).


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe