Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Fórmula para decorar a árvore de Natal perfeita
Por Sara Filipe (Professora), em 2016/01/11187 leram | 0 comentários | 34 gostam
Dois alunos da Universidade de Sheffield (Reino Unido) criaram uma fórmula para decorar a árvore de Natal, pondo fim a ramos nus ou a decorações espalhafatosas, calculando a quantidade necessária de bolas, fitas, luzes e o tamanho da estrela no topo.
Para tal, é necessário primeiro encontrar a árvore e, mediante o seu tamanho, calcular a quantidade de enfeites. “Por exemplo, uma árvore de Natal de 180 centímetros (1,8 metro) precisaria de 37 bolas, cerca de 919 centímetros de fitas e 565 centímetros de luzes, e seria necessário um anjo ou estrela de 18 centímetros para terminar”, salientam em comunicado.
A fórmula tem sido usada na loja para que os consumidores possam escolher as suas decorações no termo adequado. E para calcular o número de bolas encontra-se a raiz quadrada de 17, dividindo o resultado por 20 e multiplicando pela altura da árvore em centímetros; para o comprimento da fita deve multiplicar-se 13 por Pi (3,1415), dividir o resultado por 8 e então multiplicar por 3; para o comprimento das luzes deve multiplicar-se Pi pela altura da árvore e para o tamanho (em centímetros) da estrela ou anjo para o topo da árvore, deve dividir-se a altura da árvore por 10.
Segundo os estudantes Nicole Wrightham e Alex Craig, a fórmula permite que os clientes comprem as suas decorações de Natal de forma astuta, levando apenas aquilo que precisam e deixando a sua árvore bem decorada.
“A fórmula levou-nos aproximadamente duas horas até ser concluída. Esperamos que torne a preparação para o Natal um bocadinho mais fácil”, concluiu Nicole Wrightham.
A universidade disponibiliza ainda uma calculadora (ver site: http://www.shef.ac.uk/news/nr/debenhams-christmas-tree-formula-1.227810) fácil de usar, onde basta colocar o tamanho da árvore em centímetros e o restante é automaticamente calculado.


Comentários

Escreva o seu Comentário