Jornal do AERSI
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Pesquisa

Fórum Ambiente - Agora o Planeta ...e depois?
Por Luís Noivo (Professor), em 2020/02/17781 leram | 0 comentários | 112 gostam
Palestra, debate e exposição sobre as questões ambientais que afetam o planeta, em especial, as alterações climáticas com a presença de 2 ilustres cientistas (Dr. João Yun e Dr. Jorge Paiva) convidados a dar a sua opinião sobre este tema.
No Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel decorreu na tarde do dia 12 de fevereiro um Fórum sobre o Clima intitulado “Agora o Planeta...e depois?”. Este evento surge integrado num projeto desenvolvido com os alunos do 8º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de acordo com o Projeto Educativo da Escola. Este projeto permitiu aos alunos trabalharem os objetivos 13, 14 e 15 dos O.D.S. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os alunos elaboraram trabalhos que neste momento estão em exibição numa exposição no átrio da Escola Sede, realizaram pesquisas e investigações criando com isso vídeos e as suas próprias palestras que partilharam no Fórum. Estiveram presentes cientistas convidados, o professor Jorge Paiva e o professor João Yun, que trouxeram os seus conhecimentos e presentearam todas as pessoas que assistiam com as suas eloquentes intervenções.
No final desta tarde de partilha e reflexão retiraram-se importantes conclusões e ficou-se a entender melhor a emergência climática que já estamos a viver neste momento. Tomou-se consciência de que os seres humanos sempre foram poderosos a manipular e a reestruturar o planeta, ficando aquém de compreender a complexidade da ecologia global. As mudanças que efetuámos estão sucessivamente a afetar todo o sistema ambiental, o equilibrio dos ecossistemas e da biosfera. As alterações climáticas só apresentam controrvérsia e polémica no plano social, pois todo o conhecimento científico de que dispomos indica de forma clara e consistente que o planeta está a aquecer, que a responsabilidade é nossa e que há medidas que podemos tomar para inverter esta tendência.
Como disse o Professor Jorge Paiva, vivemos numa gaiola e se não cuidarmos devidamente deste espaço que nos é atribuído, não teremos mesmo outra alternativa para a humanidade sobreviver. E como disse o Professor João Yun, os estilos de vida de grande parte dos países são incompatíveis com a paragem do Aquecimento Global. Não basta boa vontade, terá de se começar a dar atenção e desenvolver uma inteligência ecológica. Este problema converteu-se na maior ameaça à continuação da civilização tal como a conhecemos, podendo mesmo levar à extinção da espécie humana na Terra. A esperança está numa ação conjunta de toda a Humanidade para evitar o colapso ecológico para o qual caminhamos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário