Anciris
Jornal do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede
Pesquisa

“Dia da diferença”
Por Sérgio Matos (Professor), em 2014/12/241608 leram | 1 comentários | 386 gostam
No passado dia 3 do mês de dezembro,“Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, comemorou-se na nossa escolaeste dia de forma diferente, chamamos-lhe o “Dia da Diferença”.
Este dia contou com a dinamização e participação de vários intervenientes, nomeadamente, do grupo do Educação Especial, dos Serviços de Psicologia, do Departamento de Expressões, do Departamento de Línguas e do Grupo de Educação Física, realizando assim, várias atividades relacionadas com a diferença nos diversos locais da escola. Nestas atividades participaram todos os alunos do 2º e 3º Ciclo estendendo-se também a todos os alunos do 1ºciclo.
Na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos, recebemos Alice Costa, invisual, que leu (em Braille), para os meninos do 2.º ciclo, a história “O Pequeno Trevo”. Os alunos que lá foram puderam ouvir, também, a músicaSomos iguais, diferentes, de João Portugal. Todos os que por lá passaram mostraram-se muito interessados e, no final, ainda foram colocadas algumas perguntas a Alice, que respondeu com o maior agrado. No auditório, apresentaram-se alguns filmes para posterior reflexão sobre o tema, nomeadamente Cordas e Cupidity, aos alunos do 3.º ciclo. Já no átrio de entrada do pavilhão e no bar dos alunos, em colaboração com o CAO de Mesquinhata, decorreram atividades como artes plásticas diversas e danças (A teia e A caixinha de música). Ainda no átrio de entrada, decorreu o concurso “Dar as mãos pela diferença”, promovido pelo Departamento de Línguas em conjunto com a Biblioteca Escolar/Centro de recursos, com duas vertentes. Um concurso de cartazes alusivos ao tema em que todo o agrupamento participou e um concurso de mensagens. Na primeira modalidade, o júri composto pelos professores de Português Sérgio Matos, Paula Pereira e Sandra Barros, selecionou, por ciclo, o melhor cartaz. Assim, os eleitos foram os discentes do 4.ºB, 6.ºC; 7.ºC e os alunos de Educação Especial. O mesmo júri elegeu, ainda, as mensagens das alunas Ana Francisca, do 5.ºB e Beatriz Teixeira, do 8.ºA. Parabéns a todos!
Para finalizar, no pavilhão desportivo, decorreram atividades físicas adaptadas, onde os alunos puderam experienciar uma aula de Educação Física, no mínimo, diferente.
E, visto que os grandes protagonistas deste dia foram os alunos de Educação Especial da nossa escola, cada um deles recebeu um “miminho” e algumas dedicatórias, para que sintam o quanto os queremos bem.

Mais Imagens:

Comentários
Por Alice Pinheiro (Leitora do Jornal), em 2015/08/08
fui a participante no "Dia da Diferença", atividade que me deu imenso prazer em participar e onde fui muito bem acolhida. Estou grata a esta escola por esta efeméride e pela oportunidade que me deram Obrigado.
Alice Pinheiro.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe