Anciris
Jornal do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede
Pesquisa

II Guerra Mundial, no Olhar do Fotógrafo
Por Sérgio Matos (Professor), em 2014/02/17382 leram | 4 comentários | 76 gostam
Decorreu na Biblioteca da escola, entre os dias 3 e 7 de Fevereiro a exposição: II Guerra Mundial, no Olhar do Fotógrafo. Foi dirigida sobretudo aos alunos do terceiro ciclo, mas esteve aberta a todos quantos quiseram ver.
Contou com o dinamismo dos professores de História Henrique Dias e Paulo Pinto, os quais foram dando esclarecimentos a todos quanto se mostraram interessados e curiosos pela temática. Era composta por materiais originais, livros, DVD’s e sobretudo, de centenas de fotografias que ilustravam as diferentes etapas do maior conflito da Humanidade.
A atividade resultou positivamente. Foi evidente uma grande adesão dos alunos que, de um modo geral, foram unânimes em apreciar com agrado tudo o que lhes foi proporcionado. A exposição foi visitada pelas turmas pré-inscritas, com visita guiada. Quanto aos restantes alunos, também puderam frequentar o espaço destinado para o efeito. Podemos afirmar que os objetivos foram alcançados e que se obteve uma recetividade dos alunos e professores muito favorável à realização da mesma. As opiniões colhidas pelos professores responsáveis e a leitura dos relatórios elaborados pelos alunos após a visita à exposição comprovam a interessante iniciativa levada a cabo pelos docentes do grupo de História.
Finalmente, registe-se o agradecimento a todos os professores que de alguma forma colaboraram com a realização desta exposição.


Comentários
Por Paulo Raimundo (Professor), em 2014/02/20
Visitei a exposição. Considerei-a de extrema importância para sensibilizar a população escolar para um confronto que envolveu direta e indiretamente as várias nações do Mundo infringindo a morte e o sofrimento a muitos milhões de pessoas.
Por Paulo Raimundo (Professor), em 2014/02/20
Outra vertente que considerei particularmente bem documentada na exposição, foi a forma como um povo foi influenciado pelos seus líderes a ponto de consentir e colaborar no extermínio de milhões de pacíficos judeus, como sucedeu com o povo alemão.
Por Paulo Raimundo (Professor), em 2014/02/20
A importância da sensibilização para o Holocausto dos Judeus é pertinente na atualidade, as nações Muçulmanas estão a branquear esse capítulo da História, procurando propagar a ideia que é lenda, que efetivamente nunca aconteceu. Obrigado.

Escreva o seu Comentário