Anciris
Jornal do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede
Pesquisa

Clube de Música
Por Sérgio Matos (Professor), em 2015/05/19280 leram | 0 comentários | 57 gostam
Alunos do Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Eiriz em Baião, participaram num Workshop na Casa da Música, na cidade do Porto.
Numa narração entre dois primos, o “Nando”, emigrado no Luxemburgo desde os 10 anos e adepto das novas tecnologias e o “Zé Bombo”, bem patriota, com queda para os instrumentos tradicionais de percussão, se passa a história no espaço de uma quinta agrícola.
O seu desenvolvimento inicia-se, com a produção, audição/imitação de sons aí existentes e onde o luxemburguês faz auge das suas qualidades tecnológicas, através dos seus iPhones e tablets, enquanto o seu primo Tuga, desespera, por não pôr em prática as suas valências tradicionais, dizendo mesmo, “Veem eles de Baião para aqui, de tão longe, para ouvir os sons dos animais e das alfaias agrícolas…isso mesmo dá-lhes seca”. Enquanto o outro, vai dizendo, “tem calma primo, … é preciso saber ouvir, apreciar e valorizar os sons que nos rodeiam e daí partir dos seus timbres e ritmos para se fazer músicos e música de qualidade.
Finalmente e depois de tanto desânimo, o “Zé bombo” entra em ação, colocando todos os nossos alunos a interpretar vários ritmos, com instrumentos de percussão tradicional, que com as nossas concertinas, reinventaram pelos dois mundos, o tradicional e o digital, o ritmo de Portugal, o Malhão.
Já em forma de despedida, além de agradecer a participação disciplinada e ativa do grupo foi dizendo, ”Isto foi fácil de mais,… vocês têm grupos musicais na escola?”.
E foi assim que, no dia 18 de maio, os alunos do Clube de Música e todos os alunos músicos que têm participado ativamente nas atividade musicais e de animação do espaço escolar, do Agrupamento de Escolas de Eiriz – Ancede participaram em mais um Workshop de Percussão Tradicional ITEC, na Casa da Música, na cidade do Porto.
Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Baião pela cedência do transporte.


Comentários

Escreva o seu Comentário