Anciris
Jornal do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Ancede
Pesquisa

Clube de Música
Por Sérgio Matos (Professor), em 2015/05/19630 leram | 0 comentários | 145 gostam
Alunos do Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Eiriz em Baião, participaram num Workshop na Casa da Música, na cidade do Porto.
Numa narração entre dois primos, o “Nando”, emigrado no Luxemburgo desde os 10 anos e adepto das novas tecnologias e o “Zé Bombo”, bem patriota, com queda para os instrumentos tradicionais de percussão, se passa a história no espaço de uma quinta agrícola.
O seu desenvolvimento inicia-se, com a produção, audição/imitação de sons aí existentes e onde o luxemburguês faz auge das suas qualidades tecnológicas, através dos seus iPhones e tablets, enquanto o seu primo Tuga, desespera, por não pôr em prática as suas valências tradicionais, dizendo mesmo, “Veem eles de Baião para aqui, de tão longe, para ouvir os sons dos animais e das alfaias agrícolas…isso mesmo dá-lhes seca”. Enquanto o outro, vai dizendo, “tem calma primo, … é preciso saber ouvir, apreciar e valorizar os sons que nos rodeiam e daí partir dos seus timbres e ritmos para se fazer músicos e música de qualidade.
Finalmente e depois de tanto desânimo, o “Zé bombo” entra em ação, colocando todos os nossos alunos a interpretar vários ritmos, com instrumentos de percussão tradicional, que com as nossas concertinas, reinventaram pelos dois mundos, o tradicional e o digital, o ritmo de Portugal, o Malhão.
Já em forma de despedida, além de agradecer a participação disciplinada e ativa do grupo foi dizendo, ”Isto foi fácil de mais,… vocês têm grupos musicais na escola?”.
E foi assim que, no dia 18 de maio, os alunos do Clube de Música e todos os alunos músicos que têm participado ativamente nas atividade musicais e de animação do espaço escolar, do Agrupamento de Escolas de Eiriz – Ancede participaram em mais um Workshop de Percussão Tradicional ITEC, na Casa da Música, na cidade do Porto.
Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Baião pela cedência do transporte.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe