WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

A Chama Crioula!
Por Samuel Schmitz (Aluno, 9º ano), em 2015/09/15290 leram | 3 comentários | 97 gostam
Qual é a origem da Chama Crioula ?
No ano de 1947, no colégio Júlio de Castilhos, foi criado um departamento de tradições gaúchas que tinha o objetivo de preservar as culturas do nosso estado Rio-Grandense através da história tradicionalista gaúcha. Naquele momento, os jovens deste grupo não ficaram assistindo outras culturas invadirem o Rio Grande e com muita responsabilidade decidiram acompanhar os restos mortais do General David Canabarro.
No dia sete de setembro de 1947, os oito jovens liderados por João Carlos D'Avilla Paixão Cortes, o chamado (Grupo dos oito) fizeram o primeiro desfile na semana da pátria. Um destes homens retirou de uma pira uma centelha de fogo do "Fogo Simbólico" que foi acendida num candeeiro crioulo (luminária) que estava guardado no colégio Julho de Castilhos, dando origem a nossa tão amada Chama Crioula.
A Chama Crioula tem o significado de orgulho do gaúcho ter nascido neste local e do nativismo. Este fogo da Chama Crioula está aceso dentro de cada um de nós gaúchos, demonstrado valor as nossas culturas, o amor pelo Rio Grande do Sul e suas tradições. E à 68 anos este ato de homenagem ao nosso estado se repete, e continuará se repetindo enquanto houverem pessoas que se orgulham de serem gaúchos de coração, e pessoas que querem preservar nossa cultura para que todos os gaúchos que nascerem saber sobre nossa história, relembrando-a com a Chama Crioula.

Mais Imagens:

Comentários
Por Kelvin Schneck (Aluno, 9° Ano), em 2015/09/15
Belo assunto este, parabéns pela sua reportagem Samuel!
Por Weslley Linck (Aluno, 9º ano), em 2015/09/15
Realmente um festejo muito importante para nosso estado!
Por Gessica Linn (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Adorei conhecer mais sobre isso.Parabens muito bom

Escreva o seu Comentário