WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

Passeio para Human Bodies
Por Taylor Hoffmann (Aluno, 8° ano), em 2015/09/14399 leram | 1 comentários | 125 gostam
Sobre o passeio para a exposição Human Bodies
No dia 26 de agosto do ano de 2015, as turmas dos 6°, 7° e 9° anos realizaram uma visita à exposição Human Bodies - Maravilhas do corpo humano. A exposição aconteceu no Shopping Iguatemi em Porto Alegre. Os alunos saíram às 7h30min e voltaram às 16h.
   Como este ano não houve repasse da prefeitura para custear o transporte, os alunos arcaram com os valores de transporte e ingresso, somando o valor de R$ 30,50. A visita estava agendada para Às 10h, como chegamos um pouco antes, aguardamos para poder ver (apreciar) os corpos.
Os corpos em exposição estavam separados em seções específicas para cada parte ou sistema. Na exposição havia:
- ossos: todos os do corpo, bem separados e mostrando bem como eles são por dentro também
- artérias e veias: os monitores explicaram que injetaram um tipo de silicone nas veias, depois removeram os tecidos em volta e assim conseguiram manter o formato específico das artérias - pareciam ramos de plantas
- músculos e tendões
- órgãos: tanto mantidos dentro da caixa torácica, como também separados e em recortes. Haviam também órgãos sadios e doentes para podermos comparar

   Os corpos pareciam estar secos (também eram parecidos com charque e um pouco parecidos com madeira), ao mesmo tempo meio plastificados. Os corpos ficaram assim graças a uma técnica de embalsamento chamada de plastinação, que conserva os corpos e elimina cheiros.
Os corpos são todos de origem chinesa, pois este é o único país no mundo que permite a doação de corpos para exposição - no Brasil uma pessoa pode optar em doar seu corpo após a morte para estudo, mas não a lei não permite que se doe para exposição.
Na exposição não era permitido tirar fotos dos corpos, pois o artigo 212 do Código Penal Brasileiro proíbe, e quem burlar a lei pode pegar de 1 a 3 anos de reclusão e ter de pagar multa.
   A visita em grupos devia ser agendada, como foi a nossa, ocorrendo pela manhã e com o auxílio de monitores (que explicavam um pouco sobre cada setor e os corpos que estavam ali). Ficamos por cerca de uma hora e meia na exposição, o que parece bastante tempo, porem, com a quantidade de coisas para ver, o tempo foi curto. Acontece que os monitores ficavam nos chamando para os próximos setores, e muitas vezes não estávamos bem prontos dever tudo. A diretora até ajudou pedindo mais tempo para vermos, mas nem sempre os monitores davam um tempo a mais, já começando as explicações.

Os alunos disseram que o passeio foi muito proveitoso bem legal.

Mais Imagens:

Comentários
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/09/15
Este passeio foi muito legal,um dos melhores passeios da nossa escola

Escreva o seu Comentário