WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

Aceita um chimarrão?
Por Morgana Buttenbender (Aluna, 9ºano), em 2015/09/08488 leram | 4 comentários | 120 gostam
Para saber mais sobre a bebida típica do Rio Grande do Sul
O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, intimamente ligada às culturas indígenas caigangue, guarani, aimará e quíchua. Para o chimarrão, é preciso de cuia, uma bomba, erva-mate e água morna. O termo mate, com sinônimo de chimarrão, é mais usado nos países de língua castelhana. O termo chimarrão é mais usado no Brasil.
A palavra chimarrão tem origens no vocabulário espanhol e português. Do espanhol cimarrón significa xucro, bruto e bárbaro, pois o chimarrão tem um gosto amargo e forte. Foi empregada pelos colonizadores do Prata que, ao experimentarem a bebida do nativos, viram que era tomada sem nenhum outro ingrediente que suavizasse o gosto amargo. Marron em português, além de outros significados, quer dizer clandestino, pois o comércio de mate e o preparo da erva em tempos antigos era proibido no Paraguai, o jeito então era ter o uso clandestinamente. Assim, na mistura de termos e idiomas, veio o nome "chimarrão".
A erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais, o que dá um grande potencial de aproveitamento. Por ser natural e não sofrer adição de outros elementos, a erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém nutrientes necessários ao nosso organismo. Também tem propriedades terapêuticas, como a presença de alcaloides, como a cafeína, em sua composição. O mate é estimulante da atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, eliminando a fadiga, acelerando o ritmo cardíaco, facilitando a digestão, regulando as funções do coração e da respiração e exercendo o importante papel de regeneração celular. O chimarrão é um ótimo estimulante, tendo a ação mais prolongada do que a do café. Também dá uma sensação de bem-estar no organismo . É rico em ácido pantotênico que tem características medicinais.

Há muitos mitos também em torno da erva-mate e do preparo do chimarrão. Afina, quem nunca afirmou ou ao menos ouviu falar que o povo gaúcho é bonito assim por causa do chimarrão? Ou ainda, que o gaúcho é grosso por causa do amargo da erva-mate? Outra ainda são as regras para a boa roda de chimarrão. Confere aí os dez mandamentos do chimarrão:


Os dez mandamentos do chimarrão

    1 Não peças açúcar no mate
O gaúcho sempre aprende que não se deve pedir açúcar no mate , é por isso que também se chama mate amargo, ele é para ser tomado amargo e não se deve pedir açúcar.

    2 Não digas que o chimarrão é anti-higiênico
Tu podes achar que é anti-higiênico pôr a boca onde todo mundo põe. Mas se tratando do chimarrão, é para ser tomado em grupo e não se deve dizer que é anti-higiênico.

    3 Não digas que o mate está quente de mais
Se todos estão tomando sem reclamar da água é por que está boa, então não digas que o mate está quente demais.

    4 Não deixes um mate pela metade
Tu deve tomar toda água servida, até ouvir o ronco da cuia vazia.

    5 Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate
Quando acabar o mate não tenha vergonha de fazer a bomba roncar, isto não é mal-educado.

    6 Não mexas na bomba
Se a bomba entupir, não mexas nela. Fale com quem lhe ofereceu o mate.

    7 Não alteres a ordem que o mate é servido
A roda de chimarrão vai sempre para direita de quem a serve. Não muda a ordem indo para a esquerda ou pulando de pessoa.

    8 Não "durmas" com a cuia na mão
Não esqueça a cuia em sua mão, pois tem outros esperando pelo mate.

    9 Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate
Quem toma o primeiro mate é quem o faz, e o primeiro mate é o pior. Então não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate.

    10 Não digas que o chimarrão da câncer na garganta
Pode até dar, mas não vai ser tu o primeiro a falar isso do chimarrão, aceite o mate e esquece o câncer.

Mais Imagens:

Comentários
Por Carolina Staudt Schäfer (Leitora do Jornal), em 2015/09/22
Parabéns pelo texto!
Por Gessica Linn (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Parabens o texto ficou lindo
Por Laura Helena Arnold (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Parabéns pelo seu texto. Realmente explica muito sobre nossa bebida típica. Gostei pois também apontou muitas curiosidades, como os 10 mandamentos. Adorei o texto, novamente parabéns!

Escreva o seu Comentário