WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

Semana Farroupilha
Por Carla Klein (Aluna, 9ºano), em 2015/09/08264 leram | 1 comentários | 116 gostam
A tradição da Semana Farroupilha
A semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora entre os dias 7 e 20 de setembro. A festividade pode contar, inclusive, com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução do Brasil que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humildade.
A Semana Farroupilha é um momento de retomada das tradições, com um reforço aos costumes, indumentária, músicas e comes de tempos antigos e que foram importantes para a formação histórico e social de nosso Estado. Por diversas cidades há acampamentos e encontros nos quais é importante seguir algumas regras, como vestimenta adequada (não necessariamente precisa ser a indumentária típica, mas precisa ser respeitosa). Traje típico seria as mulheres de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, chapéu e guaiaca.
   
Na escola Rui Barbosa, os alunos do turno integral irão se apresentar no CTG Garrão da Serra, localizado no centro de Morro Reuter, em alusão à Semana Farroupilha. Os alunos se apresentarão ao meio dia do domingo, dia 13 de setembro. Convidamos todos para prestigiarem nossos alunos. Nesse dia, haverá almoço, será servido costelão (sob organização do CTG).
    

Também o grupo de jovens que participam da invernada juvenil do CTG está com uma programação intensa em setembro. Alguns alunos da escola participam do grupo. Veja as programação das apresentações:
12/09:Apresentação em Novo Hamburgo pela manhã
13/09:Apresentação no CTG de Morro Reuter, ao meio dia costelão
14/09:Apresentação no CTG de Morro Reuter para a escola João Wagner no final da manha e no começo da tarde, após na cheche Fadi de Morro Reuter
15/09:Apresentação no CTG de Morro Reuter, para a escola Edvino Bervian durante o dia. À noite, na sessão da câmera de vereadores que acontecerá no CTG.
18/09:Apresentação à noite no baile de formatura em Picada Café


PRESTIGIE!

Mais Imagens:

Comentários
Por Diego Staudt (Aluno, 6°ano), em 2015/09/21
Gostei do seu texto sobre a Semana Farroupilha, para quem não conhece a Semana Farroupilha, este texto iria ajudar muito pois você explicou, citou exemplos e falou como é bom ser gaúcho.

Escreva o seu Comentário