WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

A origem da palavra Gaúcho
Por Weslley Linck (Aluno, 9º ano), em 2015/09/08549 leram | 5 comentários | 128 gostam
Termo utilizado para designar os nascidos no Rio Grande do Sul tem origem ainda imprecisa
"Gaúcho", adjetivo pátrio que caracteriza aqueles nascidos no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Talvez a definição do dicionário seja mesmo bastante clara. A dúvida, porém, é entender melhor de onde esse termo surgiu, qual sua origem, sua raiz.
No início da colonização espanhola e portuguesa no sul do continente Americano, gaúcho era nomeado aquele que vivia nas regiões dos pampas do que hoje é Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Embora utilizado em todo o Brasil, e também ainda na Argentina, em geral, não há certeza absoluta sobre a origem da palavra gaúcho.
   A principal teoria é que o termo tenha origem no quéchua (família de línguas originária dos Andes centrais), especificamente na palavra "huachu", que significa órfão ou vagabundo. Os colonizadores espanhóis mudaram o termo, passando a se referir aos órfãos como "guachos" e aos vagabundos como gaúchos. Há ainda a hipótese de que os crioulos e mestiços começaram a converter o termo "chaucho" para gaúcho, palavra trazida pelos espanhóis como versão do "chaouch" palavra que em árabe significa pastor de animais.
   No sul do Brasil, os termos mais comuns são "gaudério" ou "gaúcho". Sendo assim, ficou conhecido naquela época que quem roubava os gados era chamado de gaúcho. Então, nessa sua raiz, gaúcho não seria assim uma pessoa muito boa - gaúcho era sinônimo de andarilho dos pampas, ladrão, ou mesmo pessoa grossa e arrogante com os demais. Hoje em dia, gaúcho é simplesmente sinônimo de quem nasce no nosso tão amado Estado, o Rio Grande do Sul.
   Já o termo gaudério foi designado em 1770 aos paulistas que se aventuravam a descer ao Rio Grande do Sul pra roubar gados, ou seja, dizia-se a aquele que se arriscava a viver uma vida de gaúcho. Alguns anos depois, as duas palavras, gaúcho e gaudério, acabam por unir suas significações, designando o mesmo sentido.
   Hoje em dia, o termo "gaúcho" é utilizado não somente para quem se dedica aos campos, ao gado e a quem se veste a caráter, com as pilchas e os vestidos de prenda. Gaúcho é aquele que nasce, no Rio Grande do Sul, ainda muito mais diz-se para aquele que vive e cultiva as tradições sulistas.


Comentários
Por Tatiana Vier (Professora), em 2015/09/15
Aprendi uma coisa nova, parabéns pelo texto!
Por Laura Helena Arnold (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Parabéns! Nunca havia pensado no significado da palavra "Gaúcho". Gostei da iniciativa e curiosidade.
Por Laura Helena Arnold (Leitora do Jornal), em 2015/09/23
Parabéns! Nunca havia pensado no significado da palavra "Gaúcho". Gostei da iniciativa e curiosidade.

Escreva o seu Comentário