WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

O 7 de setembro. Ou: o dia da Independência
Por Roger Closs (Aluno, nono ano), em 2015/09/08259 leram | 1 comentários | 131 gostam
A história de uma das datas mais importantes do país
Diante de uma necessidade empírica de conhecimento, muitos brasileiros ficam nervosos quando o assunto é o “7 de setembro’, pois são inseguros quanto a real origem e significado desta data.
Além disso, é comum o fato de haver muitas discussões em relação a esta data. Alguns dizem que é infeliz por se tratar de um acordo ou de uma decisão política. Outros, que é importantíssima, pois representa o passado glorioso do país. Apesar de concordar com os “outros” citados acima, tentarei me mostrar imparcial na apresentação do texto.
Se trata do distante e ao mesmo tempo próximo ano de 1822. O Brasil vivia diante de uma grande crise política. A coroa portuguesa não agradava mais a população, pois quase 20% de todos os bens produzidos na época, eram levados para Portugal.
Assim sendo, Dom Pedro I sentiu a necessidade da independência, afinal, o país precisava de um maior crescimento econômico, livrando-se da por ele chamada “exploração” dos portugueses. Se fazia necessária também uma maior participação das autoridades em prol deste desenvolvimento.
Ululantemente, outros acontecimentos pré-independência foram de caráter importante, mas a essência está no “grito do Ipiranga”, em que Dom Pedro expressou a hoje popular frase: “independência ou morte”. Foi a Independência ao invés da morte a grande escolha. Às margens do Rio Ipiranga, o Brasil se tornou enfim LIVRE. Liberdade com custos, é claro, pois o Brasil precisou pagar 2 milhões de libras esterlinas para Portugal reconhecê-lo independente.
Sobre a liberdade, lembra-nos o Hino da Independência (abaixo só está contida a primeira parte do hino):

“Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.”

Era o começo da época monárquica. O Brasil, a partir daquela data até o golpe republicano de 1889, foi comandado por uma família real que prometeu cuidar e zelar pelo bem da pátria sempre. Acima de tudo, Os zeladores de Bragança alegaram sempre lutar por maior participação popular.
Ainda hoje o país lembra com carinho da histórica data que, querendo ou não, ficará marcada eternamente no coração brasileiro. Em homenagem ao dia, realizam-se ainda desfiles cívicos em todo o país como prova de respeito e consideração à pátria. Excepcionalmente, o desfile não foi realizado na cidade de Morro Reuter este ano sob a alegação da prefeitura de corte de gastos. Nas demais cidades da redondeza, o evento aconteceu como de costume ou em forma de parada cívica.
Sendo ou não da vontade, precisamos reconhecer que falta a este país homens e mulheres de bravura capazes de lutar até a morte por sua pátria amada da mesma forma que lutou Dom Pedro. Lembremos sempre da coragem de nossos antepassados!!! Que o exemplo nos sirva de lição!!!
“Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil”.
“Do universo entre as nações, resplandece a do Brasil”.


Comentários
Por Kelvin Schneck (Aluno, 9° Ano), em 2015/09/08
Muito bom, parabéns pelo ótimo trabalho!

Escreva o seu Comentário