WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

A história da fotografia
Por Taylor Hoffmann (Aluno, 8° ano), em 2015/07/20263 leram | 2 comentários | 132 gostam
A história da fotografia vem de longe
Por volta de 350 a.C., época em que viveu Aristóteles na Grécia Antiga, já se conhecia a "mágica" da produção de imagens (formadas pela passagem de luz através de um buraco).
    Em 1725, Johann Henrich Schulze, professor na Universidade de Aldorf, na Alemanha, fez uma projeção e uma imagem com uma duração maior, porém não entendeu o porque disto. Continuando os estudos, Schulze colocou à luz do sol um frasco contendo nitrato de prata, olhando-o algum tempo depois, notou que a parte atingida pela luz solar tornou-se de coloração escura. Também notou, que o restante da mistura ainda era da cor esbranquiçada original. Sacudindo a garrafa, observou o desaparecimento da cor escura. Dando continuação, colocou papel carbono no frasco e o pôs ao sol, depois de algum tempo, ao remover os carbonos, observou linhas escuras formadas na cor clara. Schulze estava em dúvida se a alteração era provocada pela luz do sol ou pelo calor. Para confirmar se era provocada pelo calor, refez a experiência em um forno, e percebeu que não houve alteração.
   Thomas Wedgwood realizou no início do século XIX experimentos parecidos. Colocou expostos à luz do sol folhas de árvores e asas de insetos sobre papel branco com nitrato de prata. Conseguiu imagens e tentou de variadas maneiras torná-las permanentes. Porém, não conseguiu interromper o processo, e a luz seguia enegrecendo as imagens.
   O francês Joseph-Nicéphore Niépce em 1817, obteve imagens utilizando cloreto de prata em papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem com pouco contraste sobre uma placa metálica, usando nas partes claras betume-da-judéia, que fica insolúvel sobre a ação da luz, e as sombras ficam na base metálica. A primeira fotografia conseguida no mundo foi tirada em 1826, da janela da casa de Niepce.
   Na época do "velho oeste" na região de Utah e Arizona, nos Estados Unidos, era proibido sorrir nas fotos, e quem sorria era chamado de louco!
   E hoje em dia, tirar fotos é a coisa mais normal do mundo (e já se pode sorrir nas fotos).

Mais Imagens:

Comentários
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/09/04
Legal a história da fotografia
Por Guilherme Schneider (Aluno, 8º Ano), em 2015/09/14
gostei muito da história da fotografia e as imagens

Escreva o seu Comentário