WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

O Lenhador
Por Tainã Schuck (Aluno, 7º Ano), em 2015/06/22269 leram | 2 comentários | 100 gostam
O trabalho do lenhador
O lenhador corta madeira para fazer lenha, e essa lenha é utilizada para abastecer os fornos de padarias, restaurantes, cortumes.
 O salário de um lenhador é de mais ou menos $65,00 por dia, e no final do mês ele recebe cerca de tem R$1300,00.
 Os tipos de árvores mais produzidos aqui na região são a acácias e o eucalipto. Outras árvores também podem vir a ser cortadas numa colheita de mato, desde que seja legal o seu corte (por exemplo, coqueiros e araucárias são protegidos por lei, aí o lenhador não corta essas).
 O tempo que leva para cortar a acácia é de cerca de sete anos e pode ser plantada em qualquer tipo de terreno, pois ela se adapta bem. O eucalipto também se adapta bem e, na nossa região, planta-se mais o eucalipto branco, que também precisa de cerca de sete anos para estar pronto para a colheita.
 Da acácia o lenhador também tira a casca da árvore, vendendo-a separadamente da lenha. Da casca é extraído um líquido (tanino) que é muito utilizado em empresas químicas, principalmente na produção do couro e de tintas.
 A lenha da acácia é também utilizada para a produção de carvão, esse para assar o churrasco mesmo, vendido em mercados.
A rotina do lenhador é bastante pesada. Ele precisa acordar cedo e ir até o local onde está sendo feito o corte das árvores. Como muitas vezes esse lugar é longe, passam o dia no mato, levando almoço junto e requentando numa fogueira ou fogareiro à gás. Em dias de chuva o lenhador não pode trabalhar. E, quando tem muito sol e calor, o serviço também não é muito bom, pois o lenhador fica exposto ao sol.
 Para saber tudo isso, eu entrevistei o meu vô. Eu o entrevistei porque ele trabalha como lenhador e eu não conheço muito sobre esse ramo. Eu também queria saber mais sobre o trabalho dele para entender melhor como funciona. Apesar de ser aposentado, meu vô ainda trabalha para aumentar sua renda de aposentado.


Comentários
Por Tainã Schuck (Aluno, 7º Ano), em 2015/06/22
Muito legal Tainã
Por Tainara Olbermann (Aluna, 7º Ano), em 2015/06/22
parabéns pela sua 1 noticia Tainã.Esta otima

Escreva o seu Comentário