WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

Casa enxaimel
Por João Vítor Wendling (Aluno, 6º Ano), em 2015/06/12345 leram | 2 comentários | 110 gostam
Como se contrói uma casa do estilo enxaimel
Pelos interiores é bastante comum encontrar casas antigas, construídas no estilo enxaimel. Essas casas são herança da colonização alemã e, por sorte, algumas casas ainda se conservam em pé.
Quando os alemães vieram para a nossa região, no início do século XIX, trouxeram consigo este estilo de casa, muito utilizado na Alemanha daquela época. Aliás, naquela época as casas enxaimel eram um pouco diferentes que hoje em dia, já que as ferramentas foram se aperfeiçoando e, com elas, a técnica de construção.
  Hoje em dia, caso uma casa que você veja seja nova, ela muito provavelmente é uma leve falsificação - ou seja, uma imitação do estilo, mas sem seguir a sua construção à risca.
Antigamente, para dar estabilidade à estrutura, usava-se estacas fincadas no chão. As madeiras que ficam normalmente à vista, são encaixadas umas às outras, dando mais rigidez. Depois das estacas e das madeiras encaixadas, fazia-se o telhado. Ou seja, o esqueleto da casa era feito: estrutura e telhado. As colunas de madeiras acabavam por ser as portas e cantos das paredes.
  Então, se preenchiam os vãos com tijolo maciço e barro, chamado adobo. O adobe são vários tijolos um em cima do outro formando as paredes da casa. As técnicas do adobo nas casas enxaimel eram já usadas há 1000 anos.
   Apesar de rudimentares, as casas enxaimel são bastante resistentes. Assim, quando recebendo algum cuidado, consegue se manter por várias décadas (algumas até séculos).
Em Walachai, existem muitas casas de estilo enxaimel ainda. Inclusive, muitas em plena utilização para moradia.

Mais Imagens:

Comentários
Por Manuela B. Klauck (Aluna, 6º Ano), em 2015/07/02
legal como eles fizeram a casa
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/09/14
As casa enxaiméis são mesmo muito bonitas!!!

Escreva o seu Comentário