WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

O pinhão
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/06/12507 leram | 6 comentários | 117 gostam
Como é o ciclo do pinhão
A araucária é uma árvore típica da região Sul do Brasil.Nessa região, é possível encontrar árvores centenárias nas matas e florestas, que podem chegar a 50m de altura.
Para ter uma árvore de araucária produzindo frutos, é necessário ter uma macho e uma fêmea próximas. Estaticamente as árvores não variam, apenas seus frutos (o fruto do macho, a pinha, não é comestível). Já o fruto da árvore fêmea é o pinhão, que se desenvolve em bolas que podem chegar a pesar 5 kg. A colheita do pinhão acontece entre os meses de maio e julho. A bola de pinhão se desprende naturalmente da árvore quando madura.
 Quando plantada, necessita de uma área bastante limpa. A planta pode crescer até 7 cm por ano. A araucária precisa entorno de 15 á 20 anos para produzir pinhão.
  A araucária pode viver até 300 anos, depois ela começa a apodrecer, cai no chão. Os animais, como os esquilos, espalham o pinhão auxiliando na proliferação da árvore.
 
    Para a colheita, é necessário apenas um bom olhar e constantes visitas à árvore, pois quando os pinhões começam a se desprender, é necessário ir diariamente caso não se queira dividir o pinhão com esquilos e formigas.
    Minha família comercializa pinhão. As árvores não foram plantadas, cresceram naturalmente. Quando os pinhões começam a cair, pegamos um balde e começamos a procurar os pinhões pelo chão. Precisamos também cuidar com os espinhos, pois tanto o pinhão tem um pequeno espinho, como também os galhos que caem da árvore são pontudos.
    Quando colhemos o pinhão, colocamos na geladeira ou no freezer para não ganhar bichinhos. Para o consumo, é só lavar o pinhão e cozinhar para comer. É uma delicia.
   O pinhão é tradicionalmente consumido cozido ou assado na chapa do fogão à lenha. Ele também já é adicionado a receitas diversas.

Mais Imagens:

Comentários
Por Andre Berg (Aluno, 9°ano), em 2015/07/07
o pinhão é um bom alimento
Por Andre Berg (Aluno, 9°ano), em 2015/07/07
o pinhão é muito bom para comer e a coleta
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/07/10
o pinhão é muito bom
Por Odirlei Monteiro (Aluno, 6º Ano), em 2015/07/10
o pinhão é bom e gostoso
Por Guilherme Schneider (Aluno, 8º Ano), em 2015/06/22
bom saber sobre pinhão e sobre a aucária
Por João Vítor Wendling (Aluno, 6º Ano), em 2015/09/14
O pinhão fica mais saboroso no inverno.

Escreva o seu Comentário