WalaNews
Jornal da Emef Rui Barbosa - Walachai
Pesquisa

CULTIVO DE ACÁCIA NEGRA
Por Andre Berg (Aluno, 9°ano), em 2015/06/091221 leram | 3 comentários | 138 gostam
O ciclo da plantação da acácia
A acácia negra é uma árvore bastante conhecida pelos moradores daqui. Isso porque é cultivada por muitos agricultores. Apesar de parecer muito simples, o ciclo da acácia negra exige muito trabalho deste a roça até chegar a indústria final.
O ciclo começa com o preparo do solo. A planta não é muito exigente, crescendo com facilidade em todo tipo de solo, seja com barranco ou mesmo com muitas pedras. Importante é o solo estar limpo de inços. A plantação das mudas é melhor na primavera ou verão. Já no inverno a muda até cresce, mas muito mais lenta e com mais perdas.
É preciso um cuidado especial com a formiga carregadeira (schlebba costuma-se dizer em alemão). As formigas cortam as folhas e as carregam em seus ninhos, para mantimento. Para a acácia, quando a planta ainda é jovem, pode levar a matar a muda. Por isso, é preciso ficar de olho nessas formigas.
A árvore precisa de cerca de sete anos até estar pronta para o corte. Nessa idade, algumas árvores começam a secar. A espessura do tronco também é decisiva para iniciar o corte. Na nossa região, o corte ainda é feito com motosserras. Corta-se a árvore no tronco e, depois, corta-se de a tora em metros. A casca é separada da árvore ainda molhada, pois da casca tira-se o tanino, elemento utilizado em empresas químicas, e deve ser levada em no máximo uma semana para não secar demais.
A lenha é normalmente empilhada ao lado da estrada e então é feita a medição, porque o lenhador recebe por metro cortado de lenha. Já a casca recebe-se por peso. Atualmente, o valor da casca está em cerca de 220,00 reais a tonelada. Já a lenha custa em torno de 50 reais o metro corrido.
Após o corte, o terreno é novamente preparado. Os galhos que sobram são empilhados e queimados. A queimada é importante, porque estimula a vinda de novas mudas naturalmente, eliminando, também, possíveis pragas do solo. Apesar de não ser rotativa, a plantação de acácia não desgasta o solo, pois a árvore tem raízes do tipo leguminosa, que alimentam mais o solo do que retiram alimentos dele.


Comentários
Por Jozi Schuck (Professora), em 2015/06/12
Muito legal essa reportagem!
O cultivo de acácia faz parte da nossa economia
Por Almir Berg (Aluno, 6º Ano), em 2015/06/12
que legal o texto do ciclo de acácia
Por Ismael Fuhr (Aluno, 8º Ano), em 2015/06/22
Gostei que tenhas falado sobre uma coisa que está em falta no mundo.

Escreva o seu Comentário