Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Presente centenário
Por Ulisses Mota (Professor), em 2023/03/0975 leram | 0 comentários | 25 gostam
Hoje, dia 9 de março de 2023, Esposende foi invadida por destemidos e curiosos exploradores que, num peddy paper literário, percorreram as ruas da cidade “À procura de Agustina e de Eugénio”.
A atividade, inserida no programa da Semana da Leitura de Esposende, pretendeu proporcionar a alunos do 3.º ciclo das escolas do Concelho um momento lúdico, mas também de aprendizagem sobre dois autores centenários, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade, que passaram por terras esposendenses e aqui se inspiraram para escrever algumas das páginas da sua riquíssima obra.
Foi num ambiente de festa e de tréguas da chuva que o frenesim da aventura literária se instalou nos exploradores que foram percorrendo as etapas do roteiro literário, resolvendo os desafios aí colocados e, dessa forma, puseram à prova várias competências como a digital, a leitura, o espírito de equipa em trabalho colaborativo, a resolução de problemas, assim como o respeito e o fair play para com as equipas adversárias.
No final, houve uma equipa vencedora, as WINX, do Agrupamento de Escolas Rodrigues Sampaio , mas todas as outras, dos Agrupamentos/ escola do Concelho, estão também de parabéns pela participação, pelo empenho e muito esforço dispensado na realização da atividade. Ainda houve tempo para perceber que, na opinião de todos, a atividade foi muito interessante, gira, de conhecimento e de convívio e disseram ainda que gostariam de repetir a experiência.
Esposende viveu assim mais um momento de magia em que a leitura andou pelas ruas num peddy paper literário. É caso para dizer que Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade tiveram um bonito presente no seu centenário.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe