Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Aula na Creche e Jardim de Infância Santa Isabel
Por Gonzalo Gonçalves (Aluno, 11 2TAS), em 2023/03/04117 leram | 0 comentários | 46 gostam
No âmbito da disciplina de Saúde, no dia 14 de fevereiro de 2023, os alunos, do 3.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (3.º TAS) da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), visitaram a Creche e Jardim de Infância da Santa Isabel.
No âmbito da disciplina de Saúde, na UFCD-6577- Cuidados na Saúde Infantil, no dia 14 de fevereiro de 2023, os alunos, do 3.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (3.º TAS) da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), visitaram a Creche e Jardim de Infância da Santa Isabel. Esta valência, vocacionada para a Educação da Infância, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Esposende (SCME).
A chegada ao local ocorreu por volta das 14h30, verificando-se de seguida o nosso encaminhamento para as diferentes salas onde se encontravam as crianças,
Educadores e Técnicos Auxiliares. A dinamização desta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os mais novos para a importância de se realizar a higienização das mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA), seguindo-se as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na sala correspondente às crianças com 3 anos estiveram os alunos Gonzalo, Rafael e João, acompanhados pela Educadora Cristina Marques. Começaram com uma pequena introdução, mencionando a escola onde estudavam, o propósito da sua ida ao infantário, bem como as atividades que iam realizar com as crianças.
Após a apresentação, passou-se a exemplificar os passos da
higienização das mãos com SABA. As crianças realizaram simultaneamente o
procedimento demonstrado e, de seguida, utilizando imagens das etapas da
desinfeção, pintaram e recortaram as fotografias e, posteriormente, colocaram-nas num cartaz pela ordem correta de realização.
A nossa participação nesta atividade incluiu, ainda, ajudar na logística do lanche e nas atividades lúdicas que ocorreram no recreio, após a refeição. Nas salas de crianças mais pequenas, onde estiveram outros colegas da turma 3.º TAS, também foi possível participar nos cuidados de higiene, como a mudança de fralda e de roupas.
Na minha opinião, esta atividade foi muito enriquecedora, pois foi importante para relembrar os procedimentos de desinfeção das mãos, fundamentais em qualquer faixa etária. Ainda, é de destacar o elevado interesse desta aula, que se desenrolou nas instalações da Creche e Jardim de Infância da SCME, pelo facto de termos tido a possibilidade de colaborar nas tarefas associadas ao lanche e nas que ocorreram nos recreios. Nas várias vertentes, o nosso auxílio foi excelente, ocorrendo sem dificuldade.
Em suma, a nossa permanência na instituição foi uma mais-valia, pois, como alunos de um curso que permite futuramente exercer as funções de Técnico Auxiliar de Saúde ou prosseguir estudos no âmbito da Educação da Infância, é extremamente importante a aquisição de competências no que se refere à prestação de cuidados de saúde infantil.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe