Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que... História com Letras
Por Leonor Rodrigues (Aluna, 12°I), em 2023/02/2484 leram | 0 comentários | 43 gostam
No ano de 1898, a física e química, Marie Curie, juntamente com o seu marido,
Pierre Curie, descobriram o primeiro elemento químico radioativo, o Rádio.
Este elemento químico é o mais pesado de todos os alcalinoterrosos. Rádio provém do latim “raium” que tem como significado raio, pois o seu metal e compostos apresentam luminescência.
Atualmente é aplicado na medicina para tratamentos do cancro - braquiterapia, uma técnica terapêutica em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou próxima dela. Utiliza-se também para a produção de tintas luminescentes. Imediatamente após a sua preparação, é um metal brilhante e branco, contudo se estiver exposto ao ar, acaba por escurecer.
O elemento químico Rádio é natural e encontra-se em minerais de urânio. Nos dias de hoje, sabemos que é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.
Já foi considerado como uma substância milagrosa, com poderes, pois tem a capacidade de rejuvenescer e de revitalizar a pele. Passou, então, a ser utilizado em tratamentos faciais, para a eliminação de rugas, acne, cravos, branqueamento da pele, e foi incorporado em vários produtos, como cremes de beleza, champôs, sabões, sais de banho e tónicos revigorantes.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe