Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que... histórias com letras
Por Fabiana Faria (Aluna, 10i), em 2023/02/02109 leram | 0 comentários | 40 gostam
Ao longo da sua vida, a rainha Isabel II, de Inglaterra, viveu vários períodos de transformação ao nível económico, político e tecnológico.
Esses períodos conturbados foram a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, o fim do Império Britânico, a entrada e saída do Reino Unido da União Europeia e, mais recentemente, a pandemia da covid-19.
Aos 18 anos, então princesa do Reino Unido, contribuiu para o seu país na Segunda Guerra Mundial enquanto mecânica. Os serviços foram prestados na Women’s Auxiliary Territorial Service.
Esta monarca, por norma, não expressava as suas opiniões políticas de maneira pública pois tinha um grande sentimento de dever cívico e religioso e levava muito a sério o juramento da coroação.
Casou - se com o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca na Abadia de Westminster a 20 de novembro de 1947, sendo o primeiro casamento real a ter passado em direto na televisão.
O seu meio de transporte preferido, depois do amado iate Royal Yacht Britannia, que hoje é um museu aberto para turistas que visitam a Escócia, era o metro. Isabel II era uma pessoa preocupada com o planeta e ao longo dos anos mostrou que até a rainha de Inglaterra poderia fazer a sua parte para diminuir a pegada ambiental: Isabel II não podia viajar em transportes públicos, mas quando era possível, optava por andar no Comboio Real que é híbrido, o que é mais eficiente na proteção do meio ambiente.
A Rainha Isabel II, durante o seu reinado, fez 265 viagens a 119 países, tendo visitado Portugal duas vezes, uma em 1957 e outra em 1985, ficando conhecida pela monarca britânica que mais viajou.
Criou uma raça canina, os Dorgis, uma criação que é resultado do cruzamento entre um Corgi e um Dachshund, também conhecido por cão-salsicha. Susan foi a primeira deles, tendo-lhe sido dada como presente de aniversário, no dia em que celebrou 18 anos, em 1944. Inclusive, uma vez, a majestade demitiu um dos seus empregados por dar uísque a um dos seus Corgis.
A resposta à sua morte, ocorrida a 8 de setembro de 2022, ficou conhecida como Operação London Bridge e, como o óbito ocorreu na Escócia, a Operação Unicórnio também foi posta em prática. Bandeiras em edifícios de referência na Grã-Bretanhae em toda a Commonwealth foram colocadas a meia-haste quando o período de luto oficial foi anunciado.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe