Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que… História com Letras
Por Matilde Ferreira (Aluna, 12°I), em 2023/02/02211 leram | 0 comentários | 77 gostam
Sabias que a Princesa Diana foi uma figura fundamental em questões humanitárias e ambientais?
A Princesa Diana, também conhecida como Lady Di, não foi apenas uma princesa britânica, foi uma figura fundamental no que diz respeito a questões humanitárias como o combate ao estigma da SIDA e a defesa de questões ambientais.
Em Angola, lutou contra as minas terrestres, aliada à Cruz Vermelha britânica, pois estas minas causaram um grande número de mortes durante a guerra civil e após o seu término. Diana foi fotografada a caminhar em campos minados e essas fotos percorreram o mundo, fazendo com que as pessoas tivessem mais consciência deste problema. A 4 de dezembro de 1997, foi assinado o Tratado de Ottawa, por mais de 130 países cujo objetivo era destruir, reduzir ou armazenar minas antipessoais.
Com a ajuda de Diana, a situação de Angola melhorou, porém ainda existe um longo caminho a percorrer para a remoção completa das minas existentes no país. Acredita-se que seria preciso um investimento de 275 milhões de dólares para desminar o país até 2025.
A princesa de Gales atuou também na guerra do Golfo, que foi um conflito militar entre o Iraque e os Estados Unidos da América (com o apoio da NATO), tendo como objetivo libertar o Kuwait. O conflito teve início em 1990 e terminou em fevereiro de 1991, com a vitória dos Estados Unidos da América. Foram mortas entre 25000 e 50000 pessoas e resultaram desta guerra cerca de 75000 feridos devido às imensas explosões. Ocorreram também destruições nas infraestruturas públicas e muitos problemas de nível ambiental (incêndios de poços de petróleo, libertação de gases poluentes). Diana deu a sua imagem a esta causa por forma a ajudar famílias dos soldados envolvidos na guerra. No pós-guerra demonstrou também simpatia perante os civis iraquianos vítimas de um ditador opressor - Saddam Hussein.
Diana foi uma pessoa que sempre esteve atenta aos problemas existentes no mundo e desempenhou um papel importante em várias organizações humanitárias e mesmo após a sua morte, deixou o seu legado aos seus dois filhos, William e Harry, continuando a ser relembrada como “princesa do povo” tornando-se uma das mais importantes personalidades do século XX.
Matilde Ferreira, 12°I


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe