Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que… História com letras
Por Joana Rebelo (Aluna, 12ºI), em 2023/01/31491 leram | 0 comentários | 151 gostam
Sabias que a princesa Diana teve um grande impacto em causas humanitárias e ambientais?
A princesa de Gales, Diana, também conhecida como a princesa do povo, devido ao carinho e admiração que pessoas de todo o mundo ainda nos dias de hoje têm por ela, não se destacou apenas na defesa de causas humanitárias, com a sua forte ação na luta, entre outras, contra o estigma da SIDA, mas também na defesa de causas ambientais.
Em Angola, Diana lutou contra as minas terrestres, colocadas em todo o país durante a guerra civil angolana, que ocorreu de 1975 até 2002, e que no pós-guerra continuaram a existir, sendo grande a probabilidade de pessoas se ferirem gravemente com rebentamentos inesperados. Foi o lado humanitário de Diana que a levou a demonstrar interesse por esta causa, pois o número de feridos e mortos devido às minas não parava de aumentar. Para além disso, as minas impediram o desenvolvimento do país a nível turístico e a exploração de recursos naturais, afetando de forma negativa a economia do país, que enfrenta, ainda hoje, um nível elevado de pobreza devido a guerra.
Diana visitou Angola com o apoio da Cruz Vermelha britânica em janeiro de 1997, onde conheceu a “HALO Trust", uma organização não governamental que tinha como objetivo eliminar as minas terrestres desde 1994. Nesta visita, caminhou junto a um campo ativo de minas terrestres, onde foi fotografada, e apelou à proibição internacional do uso de minas. A visita de Diana deu maior visibilidade ao problema presente em Angola, o que levou à assinatura do Tratado de Ottwa, celebrado entre 157 países em 1997, que proibiu o uso de minas a nível internacional, mas que infelizmente só entrou em vigor em 1999. Apesar da situação de Angola ter melhorado, ainda existe um longo caminho a percorrer para a completa remoção das minas do país, estimando-se que seria preciso um investimento de 275 milhões de dólares para conseguir desminar o país até 2025.
Outra ação pela qual a princesa Diana mostrou publicamente forte preocupação foi a Guerra do Golfo que foi um conflito militar entre o Iraque e os Estados Unidos (com apoio da ONU) com o objetivo de libertar o Kuwait. Este confronto causou entre 25.000 e 50.000 vítimas mortais e cerca de 75.000 feridos, devido principalmente a grandes explosões, que, para além de provocarem mortos e feridos, destruíram infraestruturas de carácter público, favoreceram a propagação de doenças e, a nível ambiental, causaram incêndios de poços de petróleo que libertaram gases poluentes de forma constante e contaminaram as águas. Diana demonstrou o seu apoio visitando as famílias dos soldados em guerra e escrevendo cartas encorajadoras às tropas. No pós-guerra não demonstrou apenas apoio pelos soldados das duas forças inimigas, mas também empatia pelos civis iraquianos que eram vítimas de um ditador opressor, Saddam Hussein.
Em suma, a princesa Diana, conhecida em todo o mundo pela sua simpatia e timidez, desempenhou um papel ativo em grandes ações humanitárias sendo relembrada várias vezes após a sua morte como uma das personalidades mais marcantes do século XX.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe