Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Perturbações do comportamento alimentar
Por Letícia Dias (Aluna, 3º TAS), em 2022/11/24207 leram | 0 comentários | 53 gostam
Na passada terça-feira, dia 8 de novembro de 2022, na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), realizou-se uma palestra alusiva ao tema “As perturbações do comportamento alimentar”.
A palestrante, Letícia Dias, aluna do 3.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), teve como público alvo os formandos em processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) que frequentam o Centro Qualifica Litoral Cávado. Esta iniciativa surgiu inserida no projeto Prova de Aptidão Profissional (PAP) da referida aluna, estando também incluída na lecionação da temática relativa à mudança de hábitos para o bem comum, como sejam os que se encontram relacionados com a alimentação, analisada pelos adultos em RVCC na Unidade de Competência “Cidadania e Empregabilidade” e no Núcleo Gerador “Cidadania e Profissionalidade – Programação e Cultura Língua e Comunicação”.
Os distúrbios alimentares são muito comuns na fase da adolescência/adulta e, por isso, é deveras importante conhecer e estar com especial atenção para pequenos sinais/sintomas indicadores desta problemática de saúde, mais do foro psicológico.
A anorexia e a bulimia nervosas são talvez as mais afamadas perturbações do comportamento alimentar, porém a compulsão alimentar; vigorexia nervosa; ortorexia nervosa e a síndrome de “PICA” não devem ficar esquecidas. Estas perturbações alimentares têm cura, mas se não forem detetadas a tempo podem levar a pessoa a um desenlace fatal.
Segundo a aluna Letícia, esta experiência de assumir o papel de oradora, inicialmente, deixou-a nervosa e ansiosa, pois a plateia alvo era de uma faixa etária mais velha, revelando-se com uma atitude de maior seriedade, pressupondo, assim, um elevado grau de exigência. No entanto, no decorrer da palestra e à medida que ia falando, sentiu-se que a palestrante estava completamente à vontade e confiante no tema abordado. Neste contexto, é de destacar o facto desta atividade ter contribuído para o desenvolvimento de competências na área da comunicação e do relacionamento interpessoal, fundamentais para alunos que terão de apresentar o seu projeto PAP perante um júri de avaliação com elementos externos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe