Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Ensino Profissional e o Prosseguimento de Estudos
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2022/10/23204 leram | 0 comentários | 53 gostam
A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) tem pautado a sua ação por valorizar a Educação e Formação Profissional.
Sendo assim, com o intuito de motivar os discentes que se encontram, no presente ano letivo, nesta modalidade de ensino, convidámos três ex-alunas da ESHM, mais concretamente do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), para participarem numa tertúlia intitulada “Ensino Profissional: Uma das vias para prosseguir estudos no Ensino Superior”.
Desta forma, aproveitámos a presença da Diana Cruz, da Juliana Monte e da Mariana Cruz para que explicassem, aos atuais formandos da ESHM, como decorreram os seus trajetos durante os três anos do ciclo formativo.
Neste momento, a Diana Cruz está a frequentar o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Instrumentação Biomédica no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Segundo a referida ex-aluna, foi fundamental, para esta opção de prosseguimento de estudos no ensino superior, o facto de ter estagiado, enquanto discente do curso TAS, no Bloco Operatório do Hospital de Viana do Castelo.
A Juliana Monte encontra-se a realizar a licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), verificando-se que foram muito importantes, para esta tomada de decisão, as competências adquiridas quando frequentava o curso TAS, mais concretamente na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) que teve lugar no Centro Terapêutico Octávio Dimas.
Relativamente à Mariana Cruz, apesar dos convites que teve para ficar a trabalhar no Serviço de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, local do seu último estágio no curso TAS, optou por ingressar no CTeSP em Termalismo e Bem-estar na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Nestas conversas informais, privilegiaram-se, entre outros aspetos, os relatos das experiências vivenciadas durante a realização da FCT e a da Prova de Aptidão Profissional (PAP), momentos fulcrais do Ensino Profissional.
Em suma, podemos concluir que esta partilha de testemunhos constituiu um momento de convívio muito profícuo, permitindo o esclarecimento de algumas dúvidas inerentes a especificidades desta modalidade de ensino, destacando-se, a este nível, as suas potencialidades como via para prosseguimento de estudos no Ensino Superior.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe