Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Depois do estágio: O que dizem os alunos?
Por Sara Monte (Aluna, 12º TAS), em 2022/04/08344 leram | 0 comentários | 57 gostam
No dia 11 de março de 2022, terminou a minha formação em contexto de trabalho (FCT), esta que foi uma etapa muito importante para mim, como aluna da Escola Secundária Henrique Medina, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.
Sendo esta formação de 180 horas, quando chegou o momento de fazer a seleção do local para estagiar, tive em atenção que deveria escolher uma instituição onde considerasse que me iria sentir bem e, simultaneamente, me proporcionasse a melhor aprendizagem. Assim, a minha opção foi o Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, constituindo uma decisão bastante ponderada e que, realmente, se revelou como sendo a mais adequada.
Devo salientar que este estágio foi, sem dúvida, repleto de experiências e vivências únicas que me permitiram perceber como se trabalha em equipa, em contexto hospitalar. Aqui, consegui entender como se deve lidar com pessoas diferentes, cada uma com a sua forma de estar e de agir, tornando-se este aspeto crucial para desenvolver as minhas competências profissionais e para fortalecer o meu crescimento a nível pessoal. Além disso, foi fundamental esta FCT para a consolidação e aplicação real de todos os conteúdos teóricos aprendidos até ao momento.
De certa forma, além de ter aprendido muito e de ter colaborado bastante com toda a equipa envolvida, deu-me a oportunidade de criar amizades, bem como relações interpessoais, quer seja com os profissionais de saúde, quer até com os próprios pacientes e que me deixaram uma grande marca neste meu percurso como profissional de saúde, na condição de estagiária.
No entanto, nem todo o trajeto até aqui foi fácil, pois, numa fase inicial, houve momentos de alguma dificuldade em que não sabia como agir perante um determinado problema, o que me suscitava, por vezes, algum desânimo. Contudo, com o apoio da equipa de saúde, consegui manter a dedicação, responsabilidade e entusiasmo que me ajudaram a ultrapassar todas as dificuldades sentidas, optando por evoluir sempre.
Para concluir, cheguei ao fim deste primeiro estágio com uma enorme satisfação e com a sensação de “missão cumprida” por ter agradado não só toda a equipa com quem tive o prazer de trabalhar, mas também a mim mesma, pois, fazendo uma análise introspetiva, sinto um enorme orgulho por todo o trabalho desenvolvido.
Aproveito para deixar os meus sinceros agradecimentos à instituição onde estagiei, o Hospital Santa Maria Maior, e a todos que, de uma forma direta ou indireta, contribuíram e me apoiaram, sejam eles enfermeiros, Técnicos Auxiliares de Saúde e médicos, que me deram conselhos e explicações de maneira a que o meu desempenho tivesse sido o melhor possível.
À professora Ana Pinto, deixo-lhe um agradecimento à parte por ter feito todos os possíveis para que eu pudesse concretizar a vontade em estagiar naquele hospital, bem como todo o acompanhamento que me deu durante esta etapa crucial da minha formação.
Obrigada a todos aqueles que me proporcionaram a vivência destes momentos excelentes!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe