Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A liberdade na atualidade é um direito universal?
Por Mariana Ferreira (Aluna, 10F), em 2022/04/05205 leram | 0 comentários | 60 gostam
A liberdade é um dos direitos mais defendidos e exigidos pela humanidade.
Todos nós temos o direito de sermos livres, mas, por vezes, esse direito é-nos retirado.
Legalmente e teoricamente, a liberdade é algo que existe e que é posto em prática, como acontece na Europa com a liberdade de expressão. Os meios de comunicação da Europa usam e aproveitam esta liberdade de expressão, para informar as pessoas.
Outro exemplo, é a liberdade de tomar decisões sem qualquer limite por parte de ninguém. Quando decidimos que queremos mudar de país e assim o podemos fazer ou quando queremos pintar o cabelo, mudar o estilo e ninguém nos pode dizer que não e impor a sua opinião.
Na prática, a liberdade é muitas vezes violada e desrespeitada, seja por políticos, que têm o poder de comandar uma nação, o mero desrespeito individual pelo direito à liberdade dos outros ou por alguém que tenha alguma posse sobre um determinado lugar ou empresa.
Infelizmente, temos exemplos disso no nosso dia-a-dia, como a guerra que está a decorrer neste momento entre a Rússia e a Ucrânia, onde lhes é tirado qualquer direito de liberdade. Também nas manifestações que os russos fazem para se mostrarem descontentes com a decisão do seu governante, em que são presos por o fazer.
A escravatura é algo que nos tira a nossa liberdade enquanto na humanidade. Na escravatura as pessoas são enganadas para que se tornem escravos, que são violados, comprados e vendidos, por um preço médio de 1320€.
Na Ásia, a Adidas (uma marca internacionalmente reconhecida) usa a mão-de-obra de crianças, as quais não têm qualquer direito de ir para a escola aprender e apenas têm de trabalhar gratuitamente para uma marca desta dimensão, que não respeita a liberdade.
Concluindo, a liberdade é um direito universal na teoria e na legislação, mas na prática, no dia-a-dia, ainda há muito a fazer para isto ser verdade.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe