Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A liberdade na atualidade é um direito universal?
Por Matilde Cunha (Aluna, 10ºF), em 2022/04/05212 leram | 0 comentários | 59 gostam
A Liberdade é a independência absoluta, quando alguém pode agir livremente, conforme a sua própria vontade. Em pleno século XVI ainda verificamos a inexistência de liberdade em certas regiões, principalmente nos países em que predomina a ditadura.
Atualmente, apesar da evolução da sociedade, a liberdade ainda não é um direito universal e está longe de ser atingida a 100% mundialmente, pois ainda assistimos à presença de inúmeras ditaduras em muitos pontos do mundo, especialmente na África, na América Latina e na Ásia-Pacífico.
Quando falamos em ditadura remetemos para países onde ninguém pode exprimir a sua opinião, porque, se o fizer, pode ser condenado ou executado, não existindo nem liberdade de expressão nem igualdade. Recorde-se o passado da Europa, onde vigorou o nazismo e o fascismo, que levaram à morte de milhares de pessoas devido à mentalidade de apenas um homem.
O exemplo mais comum que presenciamos no nosso quotidiano é o trabalho infantil, em que crianças e adolescentes são explorados por grandes empresas conhecidas a nível mundial, como é o exemplo da Apple, famosa por abusar dos seus empregados, principalmente, menores de idade. Para além disso, um dos casos mais frequentes em certos países é a falta de liberdade da figura feminina, pois não pode sair à rua sozinha, nem vestida como quer, não pode exercer o voto e não tem os mesmos direitos que o homem.
Para concluir, ainda há muitas pessoas, principalmente governantes, que precisam de mudar a mentalidade para que seja possível tornar a liberdade um direito universal.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe