Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Impacto da independência do Brasil em Esposende
Por Matilde Cunha (Aluna, 10ºF), em 2022/04/05181 leram | 0 comentários | 55 gostam
Sabias que existem documentos do século XVII que provam a existência de inúmeros escravos vindos de África com destino ao Brasil?
O destino mais importante dos escravos que iam da Angola para o Brasil era a Capitania da Baía, para trabalharem na produção do açúcar e outras drogas importantes.
Durante o século XVII entraram no Brasil cerca de 4000 escravos africanos, que eram o suporte da economia brasileira. A Baía era o principal porto de comércio marítimo. Sabe-se que havia esposendenses envolvidos neste tráfico. Apesar de Esposende ser um porto secundário na altura, era um dos mais movimentados da época e, por isso, existiam inúmeros escravos nas casas dos capitães desta terra.
Para concluir, o Brasil significou para os portugueses um lugar que permitia alargar horizontes e constituir fortuna, sentimento burguês que podemos encontrar em Esposende entre os séculos XVII e XIX. Aos que regressavam à terra ricos, era dada o nome de “Brasileiros de torna-viagens” que gostavam de exibir a sua fortuna.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe