Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A liberdade é atualmente um direito universal?
Por Rodrigo Santos (Aluno, 10ºF), em 2022/04/05204 leram | 0 comentários | 59 gostam
Com o avançar dos anos também a nossa sociedade evoluiu, a nível social, político e económico, mas apesar de toda a evolução, permanecem até hoje mentalidades retrógradas, que limitam a liberdade dos outros.
Com o avançar dos anos também a nossa sociedade evoluiu, a nível social, político e económico, mas apesar de toda a evolução, permanecem até hoje mentalidades retrógradas, que limitam a liberdade dos outros. A liberdade deveria ser algo a que todos têm direito, independentemente da sua idade, sexo, etnia ou religião. Mas como todos sabemos, isto não é bem assim, no nosso dia-a-dia vemos notícias em que a liberdade dos outros é violada.
Por exemplo, nos países muçulmanos, as mulheres têm a sua liberdade bastante limitada, pois necessitam de acompanhamento do marido ou do filho homem para sair de casa, não podem conduzir, têm escolas só para mulheres e são obrigadas a usar a burka ou o hijab, entre outras medidas.
Outro excelente exemplo onde a liberdade das pessoas é desrespeitada, é a Coreia do Norte. Neste caso, as razões pelas quais os cidadãos não têm liberdade transcendem os mesmos, isto porque, a Coreia do Norte enfrenta, já há muitos anos, terríveis ditaduras, como a atual de Kim Jong-Un. Os nortecoreanos vivem numa das mais complicadas ditaduras de sempre, estes não têm qualquer liberdade, morrem a tentar fugir do país devido às condições miseráveis em que vivem. Um exemplo recente da loucura do ditador, foi quando o país comemorava o décimo aniversário da morte do pai de Kim Jong-Un e este, por onze dias, ditou que ninguém se poderia rir, beber ou fazer qualquer tipo de atividade de lazer.
Por último, mas não menos importante, é o exemplo da escravatura para com os povos de etnia africana, que perdura há séculos. Como sabemos, estes não tinham liberdade, eram forçados a trabalhar sem parar, sem qualquer remuneração. Ora apesar de ser um exemplo do passado, está presente nos dias de hoje em alguns países, ainda que em menor dimensão.
Para concluir gostaria de dizer que era ideal que a liberdade estivesse presente no dia-a-dia de todos, mas isto não é nem será possível nos próximos anos, a meu ver, pois será necessário derrubar muitos governos corruptos e potências mundiais, como é o caso da Coreia do Norte.
Apesar do exposto, ainda há esperança de que, por mais tarde que seja, a liberdade para todos se torne uma realidade.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe