Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A liberdade é um direito universal?
Por Mariana Ferreira (Aluna, 10ºF), em 2022/04/05201 leram | 0 comentários | 54 gostam
A liberdade é o direito que uma pessoa tem de agir livremente, desde que esse direito não vá contra o de outra pessoa e se atue dentro dos limites da lei.
A liberdade é um direito universal, que deveria ser assegurado a todas as pessoas, mas, infelizmente, isso não acontece. Vemos exemplos de atentados contra a liberdade das pessoas um pouco por todo o mundo.
Acompanhamos atualmente o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em que assistimos, por parte da Rússia, a repressão e censura da liberdade de expressão, de opinião e de manifestação, como o encerramento de meios de comunicação independentes, o bloqueio do acesso a redes socias (Twitter e Facebook), a prisão de pessoas que participaram em manifestações pacíficas, incluindo crianças e a publicação de leis que punem quem realiza noticias que ponham em causa a atuação das forças armadas russas.
No mundo, existem outros países onde a liberdade é posta em causa desde a infância, são exemplos disso o trabalho infantil, que afeta 160 milhões de crianças, em alguns países da Ásia, da América e da África Subsariana.
Ainda existem alguns países, como por exemplo a Sérvia e a Bósnia, onde o tráfico de pessoas, especificamente de crianças e de mulheres, é frequente.
Estes são apenas alguns exemplos, mas haveria muitos outros a identificar que põem em causa o direito universal à liberdade. Ainda há um caminho muito grande a percorrer para que todas as pessoas possam ser efetivamente livres.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe