Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Um ano letivo muito produtivo - 3.º TGPSI
Por Ana Azevedo (Professora), em 2022/03/30550 leram | 0 comentários | 257 gostam
Os alunos do 3.º ano do Curso TGPSI, durante o presente ano letivo, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do mercado de trabalho, quer em Portugal, quer no estrangeiro, abrindo horizontes para a escolha do futuro profissional.
Das inúmeras atividades em que o Curso Profissional de Técnico de Gestão de Programação e Sistemas Informáticos participou, destacam-se as conversas, via Zoom, com os responsáveis pela oferta formativa dos Institutos Politécnicos mais próximos da Escola (Instituto Politécnico do Ave e do Cávado - IPCA, Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC e Escola Superior de Media Artes de Design do Instituto Politécnico do Porto ESMAD/IPP), com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o caminho a seguir no final do ano letivo. Também puderam assistir a sessões sobre Inteligência Artificial (IA), com o Professor Marco Neves e sobre Inteligência Artificial para videojogos, proferida pelo Professor Doutor Alberto Simões do IPCA, tendo tido a oportunidade de construir uma aplicação em Unity utilizando IA. potenciando, deste modo, um primeiro contacto com esta temática. Conversaram, ainda, com o Engenheiro Rui Figueira, que atualmente trabalha na Epic Games.
Foram proporcionadas sessões com ex-colegas, a fim de conhecerem o seu percurso escolar e profissional. Assim, os alunos conversaram com o Engenheiro João Couto, analista de sistemas e programador da Glintt e com o Engenheiro Filipe Rocha, que trabalha como Junior Product Operations Manager para OutSystems. Através de um talk, tiveram também a oportunidade de conhecer o funcionamento da OutSystems tendo lhes sido apresentado formas de obter uma certificação na linguagem de programação, utilizada por várias grandes empresas em Portugal e no estrangeiro. Neste sentido, sete alunos finalistas aceitaram participar no OutSystems 14 Days Challenge, que consiste em aprender a forma de funcionamento da linguagem e realizar os desafios propostos durante 14 dias. No final do curso, os alunos poderão candidatar-se à certificação em OutSystems.
Os discentes participaram ainda, no concurso Bebras - Castor Informático, uma iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Participaram na Semana Europeia do Código (Code Week), e , juntamente com as turmas do primeiro e segundo ano, recriaram o símbolo internacional para a luta e prevenção do cancro de mama.
Tiveram igualmente a oportunidade de dinamizar as seguintes atividades, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia da ESHM:
. criação de cartazes interativos em Processing e cartazes onde através da leitura de códigos QR ou NFC poderiam aceder a questionários sobre o tema, feitos em Kahoot;
. recriação da vida de 2 crianças numa mina de cobalto, programando os Robots. Esta atividade foi realizada em colaboração com a turma do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais (caracterização dos Robots).

Visitaram o Museu do ISEP e o Laboratório de Sistemas Autónomos e os Centros de Ciência Viva de Vila do Conde e de Braga, onde tiveram a possibilidade de programar os robot Ozobot, modelar em 3D e programar MicroBit, no final da tarde, visitaram a Exposição de Arte Robótica de Leonel Moura, patente na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães.
Para além destas atividades, no âmbito do desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional (PAP), realizaram apresentações dos projetos:
. em novembro, apresentação dos anteprojetos PAP, de modo a serem validados por um júri composto pelas 3 orientadoras (Professoras Ana Paula Azevedo, Bárbara Cleto e Sandra Dias) e professores convidados, (Professora Paula Barros e Professor Ricardo Luís);
. em fevereiro, apresentação intermédia dos projetos, de forma a permitir que os comentários e sugestões recebidos possibilitem melhorias nos projetos em desenvolvimento;
. em março, antes dos alunos iniciarem a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), apresentação formal dos projetos. Os temas em desenvolvimento das PAP são variados, estando os alunos a desenvolver jogos, projetos com experiências de Realidade Virtual e Inteligência Artificial, bem como Websites.
Ainda relacionado com a PAP, o aluno Miguel Fangueirinho submeteu um artigo sobre o jogo que está a desenvolver à Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental | Gamers4Nature. O artigo foi aceite, o que possibilitou ao aluno a apresentação do seu projeto na conferência.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe