Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Dia do Voluntariado e da Solidariedade Humana
Por Helena Bernardo (Professora), em 2022/01/04254 leram | 0 comentários | 65 gostam
O Clube Europeu Medina desenvolveu atividades comemorativas do Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), e do Dia Internacional da Solidariedade Humana (20 de dezembro), em articulação com a Câmara Municipal de Esposende.
Em articulação com a Câmara Municipal de Esposende e os parceiros das várias entidades e associações de voluntariado concelhias, o Clube organizou a Feira do Voluntariado na semana de 13 a 17 de dezembro de 2021. Com a realização desta Feira pretendeu-se divulgar, a toda a comunidade educativa, as atividades realizadas nesse âmbito no concelho e fomentar nos alunos o espírito de Solidariedade e de Voluntariado, tão importantes numa sociedade cada vez mais marcada pela mudança e pela incerteza. Teve como desiderato incentivar e valorizar o voluntariado e promover a sensibilização e o reconhecimento dos organismos envolvidos neste exercício de cidadania.
A Feira do Voluntariado compreendeu vários momentos de divulgação e interação com a comunidade: esteve patente uma mostra de voluntariado por parte dos parceiros Associação Rio Neiva, Loja Social de Esposende, o Hospital Valentim Ribeiro, Esposende Ambiente e o GRASSA (Grupo de Solidariedade Social de Antas), o que permitiu a interação dos alunos com os representantes das associações convidadas. Foi também realizada a palestra "Voluntariado: testemunhos de quem dá o seu tempo aos outros", com o testemunho dos voluntários Rita Nery (voluntária na loja Social de Esposende e com experiência em voluntariado internacional), Mariana Jaques Soares (voluntária na Loja Social de Esposende), Hermínia Bacelar (Coordenadora do Voluntariado no Hospital Valentim Ribeiro) e Rui Pedro (Gestor de Projetos da Associação de proteção ambiental Rio Neiva e voluntário em diversas organizações), que partilharam com os alunos as suas experiências de voluntariado nacional e internacional. Estiveram presentes a Sra. Vereadora da Educação, Eng.ª Alexandra Roeger, e o Dr. Paulo Marques, da Esposende Ambiente.
Ainda no âmbito destas comemorações, realizaram-se duas visitas de estudo à Loja Social de Esposende, tendo os alunos tomado conhecimento dos serviços e instalaçãoes da Loja Social. Tiveram, ainda, a oportunidade de experienciar algum do trabalho que, nesta organização, é feito por voluntários.
O Clube Europeu Medina pretendeu dar um contributo para formar cidadãos mais responsáveis e ativos, habilitando-os com valores para a construção de uma sociedade mais focada na pessoa e na dignidade humana, tal como plasmado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe