Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A propósito da atividade “Voluntários da Leitura”
Por Yolnelly Maldonado (Aluna, 10ºC), em 2021/12/13639 leram | 0 comentários | 300 gostam
O poder das nossas ações
Todas as pessoas têm o poder de fazer ações de um tamanho maior do que o seu, são assim o menino dos livros “A maior flor do mundo”, de José Saramago e Ele e Ela – “A Beira do Lago dos Encantos, de Maria Alberta Menéres, que partilham caraterísticas semelhantes à da ativista ambiental Greta Thunberg.
Atualmente, as mudanças climáticas são um dos problemas que afetam gravemente o planeta, prejudicando a vida dos seres vivos. A ONU tem como objetivo de desenvolvimento sustentável n.º13 adotar medidas para combater as mesmas. Sendo assim, a principal causa do aumento da temperatura global, relacionada com a ação do ser humano e associado às emissões de carbono e à quantidade de gases poluentes presentes na atmosfera do nosso planeta, tem como consequência o efeito estufa, a extinção de animais e plantas, o derretimento da calota polar e inundações.
A ONU tem uma lista constituída por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, dos quais existem objetivos específicos relacionados com as energias renováveis e sustentáveis: ODS n.º11 Cidades e comunidades sustentáveis; ODS n.º12 Produção e consumos sustentáveis; ODS n.º13 Ação climática.
Existe um conjunto de tecnologias, denominadas geoengenharias, que atuam no meio ambiente, compensando alguns dos impactos das mudanças climáticas, e têm duas caraterísticas principais: a geoengenharia de carbono e a geoengenharia solar, ambas consideradas formas de evitar os perigos do aquecimento global.
A crise climática tem outro inimigo importante denominado “negacionismo”, problema que foi discutido na COP26. São crenças de anos atrás que foram evoluindo até ao fatalismo, para “salvar a economia”. Fernando Valladares, investigador do Conselho Superior de Investigações cientificas de Espanha (CSIC) afirmou que negacionistas frontais como Trump estão no caminho da extinção. Devido à acumulação de informação e às provas científicas, os mitos negacionistas perderam força, de modo que praticamente ninguém nega o aquecimento global, pelo que agora há “negacionistas camuflados”. José Manuel Moreno, professor de Ecologia da Universidade de Castela-La Mancha, também enfatizou que os negacionistas estão agora a trabalhar as suas hipóteses em bases puramente ideológicas. Os atuais “negacionistas camuflados” alegam que é melhor não fazer nada em relação à crise climática, porque ela está ligada a um sistema socioeconómico que ninguém pode mudar; colocam a culpa em “cientistas que não são claros” ou em políticos. Também há quem argumente que “há uma escolha entre cuidar do planeta e cuidar da economia”.
Apesar de a hipótese do aquecimento global não acontecer por culpa do homem ter perdido peso, alguns países ainda promovem uma economia intensiva em carbono e usam o escudo da necessidade social, do problema gerado na economia pela covid. Assim, os negacionistas atacam Greta Thunberg com uma avalancha de falsidades, negando o seu contributo para a ação climática. No entanto, sendo ela uma ativista e não uma cientista, as suas convicções são fundamentadas na ciência.
Em suma, os heróis das obras estudadas e a ativista ambiental Greta Thunberg têm caraterísticas importantes para a luta contra esse problema, como: são pessoas inconformadas, altruístas, inteligentes, ambiciosas e corajosas. São precisas pessoas inconformadas e ambiciosas, com vontade de mudar a situação, inteligentes para tomar as melhores decisões, altruístas, para que tudo seja feito pelo bem comum, e sobretudo corajosas, com a valentia de fazer uma mudança na sociedade. Todos temos o poder de mudar a condição climática, baseando a ação em informações verídicas e combatendo assim a desinformação, o negacionismo e o aquecimento global.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe