Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A propósito da atividade “Voluntários da Leitura”
Por San Tiago Almeida (Aluno, 11ºA), em 2021/12/13581 leram | 0 comentários | 270 gostam
A importância das histórias de crianças para os adultos
Na história “À beira do Lago dos Encantos”, de Maria Alberta Menéres, e na história “A maior flor no mundo”, de José Saramago, há heróis. “Ele e Ela” são os protagonistas da história de Menéres e “O menino” é o protagonista da história de Saramago.As figuras têm características de “heróis” atuais, como, por exemplo, a ativista sueca Greta Thunberg.
Um grande problema atual da humanidade é a crise climática. Estudos atuais mostram que o nosso clima muda rapidamente e que o ser humano é o principal culpado dessas mudanças climáticas. No entanto, há pessoas que, mesmo com a existência de provas científicas, negam a culpa do homem nessas mudanças. “Ele e Ela” e “O menino” têm comportamentos importantes para a humanidade que podem ser relacionados com os comportamentos de heróis reais na atualidade, na luta contra este problema, como, por exemplo, Greta Thunberg, na sua guerra pelo planeta.
Uma característica importante que pode ser observada nos heróis das histórias é a inteligência. Problemas atuais, como a desflorestação ou a poluição da atmosfera, que pertencem a um dos ODS da ONU (n.º 13 — Ações Climáticas), são dois problemas grandes que necessitam de pessoas inteligentes para serem tratados. Greta Thunberg é uma dessas pessoas, que não nega a culpa do ser humano nas mudanças climáticas, mas que observa o problema e tenta resolvê-lo, ao contrário de muitos negacionistas, que negam a culpa humana, mesmo com a existência de provas científicas. Há várias provas de que o aquecimento global é real, mas mesmo assim existem pessoas que o negam e que dizem que, a existir, não há nada para realizar contra as mudanças do clima.
Outra característica importante das personagens é a curiosidade. Pessoas curiosas tentam encontrar resoluções para problemas e a seguir tentam resolvê-los. A característica anterior leva a mais uma particularidade. A inovação. Pessoas inovadoras têm um pensamento diferente da maioria. Essas pessoas têm ideias novas, que podem ser muito úteis para tratar da questão das mudanças climáticas. Os negacionistas dizem que os meios de transporte atuais não são prejudiciais, mas a ciência diz o contrário. Uma grande parte dos gases de estufa, que causam o aquecimento global, são causados por meios transportes como, por exemplo, os carros, as motas, mas na maioria pelos aviões. Meios de transporte ecológicos podem apoiar a humanidade na resolução do aquecimento global, e assim cumprir o ODS n.º 13 da ONU, tal como o ODS n.º 11 — Cidades sustentáveis.
Portanto, pode-se concluir que as personagens destas histórias têm características necessárias para a resolução dos problemas climáticos e que heróis atuais como Greta Thunberg, já as têm, ao contrário dos negacionistas. Na verdade, as histórias apresentam metáforas para o caminho necessário a ser tomado. Mostram que não se deve desistir, mesmo que o caminho seja difícil e que não tenhamos a certeza de que as ações terão sucesso. Além disso, mostram que, mesmo que as nossas ações sejam pequenas, não se deve parar, pois até ações mínimas se revelam maiores do que o tamanho de quem as realiza, como no livro de Saramago.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe