Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A importância da Alimentação na Diabetes
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2021/12/04321 leram | 0 comentários | 55 gostam
O 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde dinamizou uma sessão de esclarecimento para formandos que frequentam o Centro Qualifica Litoral Cávado.
No dia 23 de novembro, na Escola Secundária Henrique Medina, as alunas Débora Hipólito, Luana Capitão, Sandra Miranda e Mariana Cruz, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, dinamizaram uma sessão de esclarecimento subordinada à temática “Cuidados na Alimentação e Hidratação – A Dieta para Diabéticos”. Como público alvo contaram com a participação dos adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e dos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) que frequentam o Centro Qualifica Litoral Cávado. As palestrantes, de forma clara e bastante precisa, tendo presente as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), explicaram os principais conceitos associados a uma alimentação saudável e à dieta para doentes diabéticos.
Realmente, foi de grande importância a abordagem deste assunto, pois Portugal era em 2019 um dos dois países da União Europeia com maior taxa de prevalência de diabetes entre adultos, segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Esta partilha de conhecimentos foi realizada num ambiente de grande empatia, havendo a oportunidade para que os adultos e os alunos esclarecessem as suas dúvidas. Neste contexto, salientamos o interesse manifestado por todos os participantes, pois de forma entusiasta, aderiram às dinâmicas promovidas na sessão. A este propósito, destacamos a atividade “Como utilizar o descodificador de rótulos nos produtos alimentares embalados”, fundamental para a sensibilização quanto à leitura atenta dos rótulos, principalmente no que concerne ao teor de açucares.
 Deste modo, ficou bem patente que a adoção de determinados hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a nível alimentar, pode contribuir para a prevenção da diabetes.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe