Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A importância do Estudo da Anatomia Humana
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2021/11/19273 leram | 0 comentários | 62 gostam
A importância do Estudo da Anatomia Humana no Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.
No dia dezoito de novembro, as aulas das disciplinas de Saúde e de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais, da turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), decorreram no Museu de Anatomia e no Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, ambos localizados no Hospital de S. João.
No Museu de Anatomia, criado em 1825, observou-se uma exposição com uma breve alusão à história da Anatomia na Faculdade de Medicina do Porto, através da exposição de quadros a óleo, desenhos e fotografias dos antigos diretores do Instituto de Anatomia do Professor J. A. Pires de Lima, bem como de documentos, de natureza diversa, alusivos às suas carreiras e atividades. Nesta exposição, destacamos a observação do coração de um dos professores fundadores do Museu, devidamente conservado em formol, manifestando evidente hipertrofia e um aneurisma da aorta.
Para além destes aspetos, analisaram-se numerosas peças de diferentes órgãos do corpo humano, algumas com mais de cem anos, salientando-se as demonstrativas de variações anatómicas.
Ainda foi possível efetuar uma atenta passagem pelas salas dedicadas à Tetralogia, à Anatomia Comparada e, finalmente, ao sistema ósseo, onde estão expostos vários esqueletos e uma coleção de crânios humanos.
No final desta visita os alunos ainda tiveram a oportunidade de assistir às aulas de Anatomia no Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina, presenciando momentos estruturantes da formação técnica e científica de futuros médicos. Assim, foi possível como ver como é que os estudantes do curso de medicina estudavam o corpo humano, enquanto faziam a disseção de cadáveres que foram doados ao Hospital de S. João para estudos científicos.
Os alunos e professores, envolvidos nesta visita de estudo, consideraram a atividade muito enriquecedora em termos científicos e técnicos. Deste modo, os alunos consolidaram determinadas aprendizagens já efetuadas em sala de aula, permitindo, ainda, a introdução de outros assuntos que serão abordados futuramente em determinadas unidades temáticas e que serão fundamentais para a formação integral de futuros Técnicos Auxiliares de Saúde.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe