Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

1.º ASSI no evento “NEXT, Driving Tomorrow"
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2021/11/13662 leram | 0 comentários | 291 gostam
Os alunos da ESHM estiveram presentes no evento “NEXT, Driving Tomorrow”.
No dia 10 de novembro, a turma 1.º ASSI (1.º ano dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Técnico de Gestão e Programação dos Sistemas Informáticos), teve a oportunidade de visitar a exposição patente no Altice Fórum Braga. Aqui, ocorreu o evento, designado “Next, Driving Tomorrow”, relativo à divulgação pública da parceria de inovação entre a empresa Bosch e a Universidade do Minho (UM).
Assim, foi possível observar diversas tecnologias nos domínios da condução autónoma e transformação digital, muito inovadoras para a mobilidade do futuro e digitalização da indústria. Neste contexto, destacou-se o facto desta exposição ter permitido o contacto com algumas das 70 patentes resultantes dos projetos de inovação entre a Bosch e a UM, desde 2013, acompanhadas pelas explicações dos investigadores. A este propósito podemos referir o programa Easy Ride onde se desenvolveram sensores inteligentes críticos como resposta às capacidades exigidas ao automóvel para a sua comunicação com outros veículos, pessoas e infraestruturas. Com esta tecnologia é possível avisar o condutor do momento de travar para evitar um acidente, e até monitorizar comportamentos violentos, de vandalismo e situações de emergência de saúde.
A concretização desta atividade foi importante para os alunos desenvolverem competências na área do Saber Científico, Técnico e Tecnológico, compreendendo a sua importância para dar resposta aos desejos e necessidades humanos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe