Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que...História com Letras
Por Rodrigo Santos (Aluno, 10ºF), em 2021/10/20577 leram | 0 comentários | 327 gostam
Na época dos Descobrimentos, Esposende foi um importante porto de pesca e
marítimo, o que prevalece até hoje, apesar de o turismo também ser agora uma
mais valia económica para a região.
Esposende é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Braga. Na época dos Descobrimentos, Esposende foi um importante porto de pesca e marítimo, o que prevalece até hoje, apesar de o turismo também ser agora uma mais valia económica para a região.
Na Época das Descobertas registou-se uma forte labuta nas comunidades ribeirinhas e costeiras de Esposende, devido ao desenvolvimento de estaleiros e ao avanço da construção naval e do porto comercial. Isto levou a que o rei D. Sebastião elevasse Esposende à categoria de Vila.
Na parte sul do concelho de Esposende, existe uma vila chamada Fão, pequena e com poucos habitantes, mas que demonstrou grande importância nos Descobrimentos, devido ao seu contributo na produção de sal para exportação. Fão tinha importantes salinas e uma atividade salineira grande, principalmente devido à sua situação geográfica. Esta atividade, possivelmente oriunda dos romanos, providenciou grandes benefícios para Fão, pois o sal era aproveitado para conservas e principalmente para o comércio. Pensa-se que esta tradição remonta ao século XII. Assim, Fão, ainda que pequeno, tornou-se um grande e importante centro salineiro na Idade Moderna.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe