Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

ESHM encerra mais um ciclo do Projeto de Mentoria
Por Biblioteca Eshm (Professora), em 2021/07/21289 leram | 0 comentários | 73 gostam
Realizou-se, no passado dia 21 de julho, na Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Henrique Medina, a sessão de encerramento do Projeto de Mentoria Interpares 2020/2021.
Esta sessão contou com a presença dos mentores que cessam agora funções, com os novos candidatos a mentores para o ano letivo 21/22 e com os responsáveis pelo projeto, Manuela Ferreira, em representação da Direção da Escola, Miguel Durães e Paula Martins, do Serviço de Psicologia, e Fernanda Vilarinho, Professora Bibliotecária.
A professora Manuela Ferreira começou por agradecer o enorme contributo dos Mentores Medina para a integração, sucesso escolar, redução da indisciplina e risco precoce de abandono escolar dos alunos que ingressam na escola “dos grandes” pela primeira vez. Foram depois entregues aos mentores cessantes os certificados de participação no projeto, tendo alguns dos alunos deixado o seu testemunho sobre a importância da sua passagem por esta experiência. Um dos testemunhos apresentados foi o de uma aluna que, não podendo estar presente na sessão, o expressou numa missiva, que abaixo partilhamos.

“Olá a todos!
O meu nome é Inês Santos, fui aluna do 12.º A e frequentei esta escola desde o sétimo ano. Seis anos que passaram num instante…

No passado ano letivo tive o prazer de ser convidada para fazer parte de um dos projetos mais queridos da nossa escola: os Mentores Medina. Nesta experiência tive a oportunidade de acompanhar a turma do 7.º B na sua chegada e integração na nossa comunidade escolar.

Esta atividade permitiu-me desenvolver importantes competências transversais, tais como a responsabilidade, a empatia e o espírito de entreajuda. O trabalho em equipa foi também muito importante uma vez que, sem os meus colegas e os professores, todo o sucesso deste projeto não teria sido possível.

As tarefas que nos foram confiadas, enquanto mentores, consistiam em auxiliar os novos alunos a conhecer e integrar-se na escola, dar-lhes a conhecer o funcionamento dos serviços e atividades que a escola oferece, apresentar sessões de esclarecimento e informação sobre temáticas relacionadas com o seu percurso escolar e facilitar a sua estada nesta que é a nossa comunidade.

Também nos cabia a importante tarefa de resolver pequenos conflitos, quando existentes, ou de apontar soluções para os problemas que pudessem surgir.

Acredito que este projeto foi, e é, uma mais-valia para os alunos que dele beneficiam mas também para os mentores que têm o privilégio de nele participar.

Pela minha parte, considero que este projeto me ajudou a crescer enquanto pessoa, a assumir novas responsabilidades, a conhecer-me melhor no que respeita às minhas capacidades de gerar empatia e de me dar aos outros, além de ser extremamente compensador pelos resultados que foram alcançados. Era muito gratificante sentir que os alunos que eu acompanhava ouviam os meus conselhos, apreciavam a minha presença na turma e me consideravam um elemento do grupo.

Creio que todos gostavam de mim por aquilo que eu representava para eles e pela forma como me dava. Sentia-me verdadeiramente acarinhada por todos!

Por esta razão entendo que o projeto faz todo o sentido nesta escola e precisa de pessoas que o mantenham vivo. Se tiveres o privilégio de ser escolhido para o integrar, não hesites e abraça este desafio com todo o entusiasmo. Vais ver que terás muito mais a ganhar do que aquilo que vais dar aos outros.

Não te esqueças, dá sempre o teu melhor e sê feliz na Escola Secundária Henrique Medina. Boa sorte!” (Inês Santos, aluna do 12.ºA)

A concluir a sessão, e dando, assim, início a um novo ciclo do Projeto de Mentoria Interpares, os responsáveis pela operacionalização do projeto expuseram os fundamentos, os objetivos e as etapas do mesmo, explicando aos novos mentores que terão lugar, ainda este mês e no início de setembro, sessões de formação e de preparação da receção aos alunos do 7.º, 10.º ano de escolaridade e, ainda do 1.º ano dos cursos de Educação e Formação Profissional, e respetivos encarregados de educação, visando a integração salutar e serena dos novos Medinas.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe