Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Estendal dos antepassados
Por Emanuel de Jesus A. Machado (Professor), em 2021/05/2755 leram | 0 comentários | 7 gostam
Os alunos do 9º ano da Escola Secundária Henrique Medina, inscritos à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, aceitaram o desafio proposto pelos seus docentes: montar um estendal em homenagem aos seus avós.
Com o lema “Se queres construir a tua história, honra aqueles que ficam na memória”, o projeto integrou a composição/veia literária e artística dos alunos na t-shirt que foi destinada a cada qual. Por fim, “esticou-se” o estendal dos antepassados em cada um dos blocos das salas de aula das turmas que participaram na atividade. De referir que a iniciativa, integrada na lecionação da temática relativa à dignidade da vida humana, visou recuperar os laços e aprofundar as ligações familiares entre netos e avós, ainda mais numa sociedade que desconsidera o valor dos mais adultos e desautoriza os “mais crescidos”. Ao mesmo tempo, procurou-se refletir sobre as questões fraturantes da pós-modernidade: reconhecimento da dignidade e inviolabilidade da vida humana como eixo dos valores morais; interpretação critica dos factos sociais sobre a situação de velhice; identificação das atitudes que promovem a dignidade da vida humana.

A secção de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Secundária Henrique Medina tem desenvolvido, a par deste, diversos projetos educativos nesta área de aproximação de gerações.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe