Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Comemoração do dia Mundial da Higiene das Mãos
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2021/05/12270 leram | 0 comentários | 53 gostam
No âmbito do Plano de Ação Estratégica (PAE) da ESHM, a turma do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) está a trabalhar a temática "Saúde de Qualidade- Importância da Higienização das Mãos".
O trabalho que tem vindo a ser realizado neste projeto pode ser consultado no link do padlet da referida turma https://padlet.com/520apinto/84vkfhjv55997w7o.
Mais recentemente, inserido neste tema integrador, realizaram-se atividades para assinalar a comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, dia 5 de maio.
A este propósito, salientamos a produção nas aulas laboratoriais de solução antissética de base alcoólica (SABA) para ser distribuída nas Escolas do 1.º Ciclo que aderiram ao projeto relativo à Higiene das Mãos.
Esta atividade resultou do trabalho colaborativo entre o projeto Municipal do Rumo ao Sucesso (valência das Ciências Experimentais), a equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ConVidaSaúde (Centro de Saúde de Esposende) e o curso TAS da ESHM.
Assim, no dia 5 de maio, em grupos de dimensão reduzida, face ao contexto de pandemia, os alunos do 2.º TAS deslocaram-se à Escola do 1.º Ciclo em Esposende, com o principal objetivo de colocarem em ação atividades de sensibilização para a importância da correta higienização das mãos. A este propósito, salientamos a montagem de um dispositivo experimental, nas salas de aula do 1.º e 3.º anos de escolaridade, para permitir aos alunos mais novos a visualização e participação na produção de SABA.
Os momentos vivenciados nesta atividade prática foram bastante interativos, sensibilizando e motivando os alunos para a necessidade de cumprimento de regras de higiene muito simples. Realmente, ficou bem patente que estes comportamentos são fundamentais para a prevenção de infeções, como seja a provocada pelo vírus que está na origem da doença COVID-19.
Prosseguindo com o plano de comemoração do Dia Mundial da Higiene das mãos, ainda foram levadas a efeito sessões de curta duração em diversas turmas da ESHM. Desta forma, tendo sempre como linha orientadora o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), todos recordaram os passos adequados para se proceder à higiene das mãos.
Mais uma vez, os alunos do 2.º TAS transmitiram a mensagem da importância de todos cumprirem este procedimento simples e rápido (20 a 30 segundos) que pode salvar milhões de vidas.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe