Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Sabias que...História com Letras
Por Laura Costa (Aluna, 11°G), em 2021/01/14250 leram | 0 comentários | 56 gostam
Sabias que…
As palavras cronologia, cronómetro, cronometragem e cronograma estão associadas a um mito que remonta à Antiguidade Clássica?
Segundo o mito, Gaia, mãe de Cronos, terá convencido o filho e os seus irmãos a castrar o pai, Urano, com uma harpe, depois de este ter escondido os gigantes, filhos de Gaia, no Tártaro. Após ser castrado, Urano jurou vingança e chamou os filhos de Titenes (que significa, de acordo com Hesíodo, “os esforçados”).
Cronos, reinou, então, e foi durante o seu reinado que a humanidade viveu a era dourada. Cronos casou-se com a irmã, Reia, e com ela teve seis filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon e Zeus. Com medo da profecia de um oráculo, que dizia que Cronos seria destronado por um dos seus descendentes, começou a engolir os filhos ao nascerem. Só Zeus foi exceção porque foi salvo pela mãe. Reia enganou o marido e escondeu o filho numa caverna em Creta. Quando cresceu, Zeus decidiu vingar-se do pai, e com a ajuda de
Métis, filha do Titã Oceano, libertou os irmãos. Seguiu-se então uma guerra entre os Deuses do Olímpo e os Titãs. A Titanomaquia, como ficou conhecida esta guerra, durou dez anos e terminou com a vitória de Zeus e seus aliados. Zeus tornou-se senhor do céu e baniu os titãs para o Tártaro. Assumiu, assim, uma condição de destaque na mitologia grega.
Segundo a tradição clássica, Cronos simboliza o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo,conferiu a imortalidade aos deuses.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe