Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Voluntariado e Pessoas com Necessidades Especiais
Por Catarina Cruz (Aluna, 11ºH), em 2020/12/21211 leram | 0 comentários | 63 gostam
Em Portugal a Igualdade para com as pessoas com Deficiência ainda é, infelizmente, um problema a combater. Para o efeito, comemora-se no dia 3 de dezembro o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência".
O Ser Humano é um ser eminentemente social que comunica, convive e troca experiências entre si, por isso, é necessário respeitar-se, ajudando o próximo.
Atualmente, existem Organizações e documentos relevantes que protegem os Direitos do Homem, ao nível internacional, como a Amnistia Internacional e a Carta dos Direitos Humanos (dezembro de 1948), e, ao nível nacional, a Comissão dos Direitos Humanos. Porém, nem todos cumprem os seus deveres e, por vezes, acabam por violar os direitos dos outros. De facto, as pessoas mais visadas, e vítimas de distinção social, são, por exemplo, os indivíduos com necessidades especiais. Na verdade, essas pessoas, por possuírem características diferentes dos restantes indivíduos e por serem mais incapacitadas, são colocadas de parte, sofrendo bullying, sobretudo na sua adolescência.
É indubitável que as pessoas com deficiência ocupam um lugar distinto, no seio da sociedade em que estão inseridas. É também inequívoco que tudo isto depende da cultura, da mentalidade e dos recursos de cada país. No entanto, também existem indivíduos que expressam o seu espírito solidário através da doação de bens, de que não precisam, a instituições solidárias, como a Loja Social de Esposende, ou praticam atos que podem mudar e melhorar a vida das pessoas mais necessitadas, deixando uma marca indelével na sociedade. O voluntariado é assaz relevante, uma vez que o voluntário apoia todos os indivíduos que dele necessitam, como os que têm necessidades especiais e também porque com a sua prática e atitude sensibilizam a comunidade.
Enfim, é indispensável ser solidário e respeitar qualquer indivíduo, independentemente das suas características, pois não se sabe o que o dia de amanhã trará…


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe