Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

"Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"
Por Tiago Silva (Aluno, 12ºF), em 2020/12/21270 leram | 0 comentários | 119 gostam
O "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" celebra-se, anualmente, a 3 de dezembro e tem o objetivo de mostrar União e Resiliência.
Indubitavelmente que a Deficiência consiste numa determinada perda que limita as funções físicas, sensoriais e intelectuais de uma pessoa.

De facto, algumas pessoas com Deficiência podem considerar-se diferentes da maior parte dos outros indivíduos. Esta posição, por vezes, causa-lhes, inequivocamente, uma sensação de inferioridade, de incapacidade, de impotência. Neste sentido, deve-se sempre corroborar um apoio a essas pessoas com visíveis fragilidades, tentando persuadi-las de que, efetivamente, são iguais a todas as outras. Afinal, vivem e fazem a sua vida do mesmo modo que os outros.

Este indelével Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência deve ser celebrado com alegria, sossego e paz, agrupando as pessoas com Deficiência, com o intuito de mostrar que estão unidas, que não são diferentes, mas iguais, possuindo, em seu nome, direitos e deveres iguais, já que “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”- Artigo 13º da C.R.P.

Com efeito, uma verdade universalmente reconhecida aponta para o Mercado de Trabalho, e a maioria dos portadores de Deficiência não conseguem ingressar no mundo do trabalho, porque a entidade patronal acredita, infelizmente, que não possuem capacidades e competências necessárias para assumirem cargos específicos. Este posicionamento vai em oposição ao que consta na C.R.P “Todos têm direito ao trabalho”- Artigo 58º.

Em suma, observa-se que Portugal está muito decadente em relação ao assunto de Pessoas com Deficiência e deve mudar e burilar atitudes e comportamentos sobretudo sociais. Ao contrário do que muitos pensam “somos todos diferentes, mas todos iguais”.


Mariana Sobreiro Nº:23 12ºF
Tiago Silva Nº:28 12ºF


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe