Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Voluntariado e pessoas com necessidades
Por Andreia Almeida (Aluna, 12º.F), em 2020/12/2175 leram | 0 comentários | 38 gostam
No passado dia 3 de dezembro foi o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, desde 1992.

Hoje, as pessoas com necessidades específicas têm mais oportunidades na vida, podendo assim conseguir ter um percurso escolar bem-sucedido, um bom emprego e uma vida normal, apesar da sua condição.
Mas, nem sempre foi assim! Antigamente, as pessoas com necessidades eram vistas como inúteis e descartáveis, ou até mesmo despiciendas para a sociedade. Mesmo com o passar do tempo, esta discriminação persiste, por vezes, em algumas sociedades, e continua-se a olhar para uma pessoa que tenha deficiência com pena e rejeição.
Como podemos mudar isso, na sociedade? É inequívoco e relevante que temos de implementar a inclusão social; isto é, devemos implementar um conjunto de meios e de ações que combatam a exclusão, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, género, preconceito social ou racial.
Assim, a inclusão social poderá oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e a serviços. Também podemos realizar voluntariado em Associações que cuidem de pessoas com deficiência.
Por fim, diríamos que as sociedades têm que mudar a sua mentalidade em relação às pessoas com necessidades especiais e isso pode começar, hoje, na Escola.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe