Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Do Curso Profissional para o Ensino Superior
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/10/12659 leram | 0 comentários | 87 gostam
Na Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), pululam histórias de sucesso com alunos que ingressaram nos cursos profissionais.
A este propósito, podemos referir aqueles que apresentaram um percurso escolar de grande mérito, conseguindo prosseguir estudos de nível superior, quer em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), quer em licenciaturas, que permitiram o exercício de profissões diversas mais especializadas e com grande impacto na sociedade.
Para além destes casos, também há outras situações, igualmente de enorme orgulho para a ESHM. Referimos os alunos com elevadas competências que optaram por ir trabalhar quando concluíram o curso profissional. Nestes casos, é de louvar o seu desempenho em atividades profissionais na área para a qual se prepararam com afinco durante os três anos do ciclo formativo.
Com o intuito de valorizar a Educação e Formação Profissional e motivar os alunos que se encontram, no presente ano letivo, nesta modalidade de ensino, convidámos dois ex-alunos do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da ESHM. Deste modo, no dia seis de outubro, recebemos a visita da Daniela Souto e do Edgar Couto que se prontificaram a testemunhar os seus percursos académicos e profissionais junto dos alunos do primeiro ano dos cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial (TAP) e de TAS.
Estes dois ex-discentes, na sua passagem pela ESHM, evidenciaram-se pelo excelente empenho nas diferentes atividades desenvolvidas ao longo do seu trajeto formativo. A este propósito, salientamos o facto da Daniela e do Edgar terem recebido o prémio de mérito atribuído pelo Ministério da Educação no ano em que concluíram o curso profissional.
Assim, os dois jovens, em jeito de tertúlia, contaram as suas histórias que, apesar de curtas, já se encontram recheadas de belas conquistas.
Realçaram, nos seus testemunhos, a importância dos estágios de qualidade realizados durante a frequência do curso profissional. Neste âmbito, destacaram a formação em contexto de trabalho (FCT) realizada nos hospitais da Póvoa de Varzim, de Fão e de Esposende, pois constituíram momentos decisivos para a opção posterior que fizeram, de prosseguimento de estudos na licenciatura em Enfermagem.
Neste momento, a Daniela exerce a sua atividade profissional como Enfermeira no Hospital de Cascais, mais concretamente no Serviço de Medicina Interna. De forma cativante, esta jovem enfermeira falou com grande entusiasmo da profissão que abraçou com muita dedicação e elevada vocação.
O Edgar está a concluir o curso de Enfermagem no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), encontrando-se a estagiar no Centro de Saúde da Póvoa de Varzim. Enfatizou, na sua intervenção, que o ingresso no curso profissional despoletou a perceção de ser um aluno excelente, contrariando profundamente a imagem de aluno medíocre criada junto dos professores, até ao 9.º ano de escolaridade. Realmente, tal como os alunos dos cursos científico-humanísticos, prestou provas nos Exames Nacionais, obtendo classificações de grande mérito.
Em suma, ambos os ex-alunos frisaram que o facto de terem concluído o Ensino Secundário com a frequência do curso profissional TAS constituiu uma mais valia no seu percurso académico e profissional. Nunca se sentiram desvalorizados e arrependidos por terem optado por esta via formativa.
Expressaram, de forma convicta, que não tinham dúvidas que só conseguiram alcançar os seus sonhos porque, no momento oportuno, souberam trilhar o caminho mais adequado.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe