Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

Prova de Aptidão Profissional do curso TAS
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/07/26817 leram | 0 comentários | 93 gostam
Nos dias 20 e 21 de julho, os alunos do 3.º ano, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), da Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), apresentaram e defenderam a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Estas provas obrigatórias, de natureza transdisciplinar, contaram com a orientação, no decorrer do presente ano letivo, dos professores Ana Pinto e Rafael Maranhão.
O culminar destes três anos de formação, onde os alunos expuseram os projetos desenvolvidos ao longo do ano, foi formalizado perante um júri de avaliação que previamente analisou os relatórios dos projetos concretizados. Nesta etapa, os alunos procuraram mostrar o domínio da temática selecionada, as competências profissionais adquiridas e a pertinência do trabalho executado para a área profissional do curso em questão. O júri, constituído para o efeito, teve a participação, para além de professores de formação técnica e da diretora de curso, de uma personalidade de reconhecido mérito na área da formação profissional e de um representante das associações empresariais ou das empresas de sectores afins ao curso.
No caso concreto do curso TAS, contámos com a presença, como elementos externos do júri de avaliação da PAP, da Dr.ª Manuela Sá da Silva e da Dr.ª Alexandra Carvalho, enfermeira e médica, respetivamente, no Centro de Saúde de Esposende. A propósito da composição do júri de avaliação, a diretora do curso considerou que foi um privilégio contar com a colaboração das duas profissionais de saúde em referência, sendo fundamental a sua intervenção na fase final de avaliação da PAP. Neste contexto, destacou as suas atitudes positivas e pedagógicas face aos trabalhos apresentados, otimizando, desta forma, a formação pretendida para os alunos.
Os temas selecionados pelos discentes, no início do ano, foram bastante diversificados, passando pelo suporte básico de vida, convulsões, exame à vítima, estimulação cognitiva na terceira idade, higienização das mãos, diabetes, cancro da mama, cuidadores formais e informais, cuidados ao doente acamado e importância da hidratação para a saúde.
Foram momentos de nervosismo e muita ansiedade, mas que se revelaram muito compensatórios, pois todos os alunos obtiveram aprovação. Face à excelente qualidade patente em diversos projetos, foi com muito orgulho que os professores orientadores e formandos registaram as apreciações elogiosas do júri convidado.
A todos os alunos finalistas desejamos muitas felicidades e um futuro profissional de sucesso.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe