Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

“Diabetes – Conhecer para Prevenir”
Por Ana Maria Pinto (Professora), em 2020/07/10820 leram | 0 comentários | 344 gostam
No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), a aluna Jéssica Martins, do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizou um trabalho subordinado à temática “Diabetes - Conhecer para Prevenir”.
Assim, começou por consultar bibliografia, fidedigna e atualizada, disponibilizada na internet. Neste contexto, privilegiou a informação fornecida pelas seguintes organizações: Federação Internacional de Diabetes (IDF), Direção Geral de Saúde (DGS), Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) e Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD).
A análise deste vasto suporte documental permitiu extrair dados preocupantes sobre a patologia alvo de estudo, que estiveram na génese do projeto da aluna.
A este propósito, destacamos que, em 2019, em todo o mundo, 463 milhões de adultos apresentavam diabetes, havendo a previsão de o número total de pessoas com esta doença aumentar para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045. Alarmante, também, é o facto de a diabetes estar entre as 10 principais causas de morte, sabendo-se que cerca de 50% dessas pessoas que morrem apresentam menos de 60 anos. Realmente, é necessário ter consciência das consequências graves despoletadas quando a diabetes é gerida de forma indevida ou diagnosticada tarde demais. Como exemplo desta situação podemos referir os ataques cardíacos, os derrames, a cegueira, a amputação e a insuficiência renal.
Assim, considera-se fundamental continuar a investir em campanhas de sensibilização da população, enfatizando-se a mensagem que as complicações da diabetes tipo 2 podem ser evitadas através do diagnóstico precoce e da promoção de um estilo de vida saudável.
Alicerçada na aquisição destes conhecimentos, a aluna Jéssica Martins, orientada pela professora Ana Maria Pinto e com o apoio informático da professora Bárbara Cleto, elaborou um vídeo de animação, disponibilizado na página e no Facebook da ESHM, que retrata alguns episódios do quotidiano de uma família com diabetes. Nesta animação, de uma forma simples e criativa, foram realçados aspetos cruciais a ter em atenção numa família de risco que apresenta indivíduos diabéticos.
Esperamos que a visualização da história desta família possa constituir um contributo para a prevenção deste flagelo mundial, promovendo a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe