Voz da Escola
Jornal da Escola Secundária Henrique Medina
Pesquisa

A NOVA SOCIEDADE MODERNA
Por Lia Ribeiro (Aluna, 11.ºC), em 2020/05/18133 leram | 0 comentários | 12 gostam
Diante da sociedade do séc. XXI, em que quase tudo é cognoscível, nunca se pensou que um vírus microscópico percorresse mais de 149 milhões de km, uma volta à Terra, e tornasse o indivíduo sujeito às maiores vulnerabilidades jamais pensadas!
Assim, o mundo teve de voltar a parametrizar o que seria afinal politicamente correto. Teve que obedecer a regras imprescindíveis à sobrevivência; teve que reaprender a viver só, ou em casa; e os estudantes que, tanto ansiavam pelo saídas, pelo seu ‘sagrado fim se semana’, agora, refutam-no. Em cerca de dois meses, houve um processo de diferentes aprendizagens, e, ao nível mundial, todos foram alunos! No caso dos alunos da ESHM, esses receberam e recebem ainda um suporte de relevância, pelos seus professores, através do ensino à distância. E vão aprendendo o que lhes será útil para o futuro próximo.
Dadas as circunstâncias é necessário procurar uma enorme força de vontade para se manter o foco nas aprendizagens necessárias, seguindo regras. É imprescindível encontrarem-se novas formas de entretenimento e combater-se a procrastinação. Observa-se que é exequível corroborar, no entanto, a dependência em relação à tecnologia e a ausência do contacto humano tão necessária para o desenvolvimento de competências de comunicação e comportamento humanistas.
Enfim, a pandemia do Covid-19 alterou o comportamento da sociedade moderna, trazendo desvantagens financeiras, sociais, pessoais, porém, ensinou o ser humano a olhar-se e a olhar para os outros. Ensinou, numa sala de aula imensa, a reaprender a viver saudavelmente.


(Artigo obedecendo ao Projeto 5 Palavras)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe